A Rádio

aradio

PERFIL

Estabelecida no município de Ribeira do Pombal – Bahia há 27 anos, a POMBAL FM alcança grande parte da região nordeste da Bahia bem como, diversos municípios do estado de Sergipe.

Nesta trajetória de sucesso, a POMBAL FM consolidou uma marca de credibilidade e uma relação de confiança com seus ouvintes, sendo a mais conceituada empresa de comunicação da região.

A POMBAL FM é ouvida por pessoas de todas as classes sociais, faixas etárias e níveis de instrução e atividade. Portanto, ao anunciar na POMBAL FM, sua empresa tem a segurança e a certeza de estar realizando um excelente negócio. Ao ouvir a POMBAL FM você tem a certeza de estar ouvindo a melhor Rádio do interior baiano – A RÁDIO 10 DA BAHIA!!!

POMBAL FM – 27 ANOS DE HISTÓRIA

Quinta-feira, 11 de agosto de 1988 nascia a Rádio 10 da Bahia
Por: Tony Santos*

recorte

Era uma quinta-feira, dia 11. O mês era Agosto. Corria o ano de 1988. Naquele dia, o esforço, a dedicação e a perseverança do advogado Hélio Brito, de Orlando Rodrigues, o Vivi, de Nilson Passos Brito, de Pedro Rodrigues, de Nailton Brito, de José Américo e Antonio Jorge Bastos Brito foram compensados com a entrada no ar da Rádio Pombal FM.

Era também a coroação de um trabalho que começara dois anos antes, em 1986, quando o grupo entrou e ganhou a concorrência com outros interessados em uma concessão de Radiodifusão do Ministério das Comunicações então comandado por Antônio Carlos Magalhães (1927 – 2007) em Ribeira do Pombal.

O primeiro transmissor da emissora – um WTK de 1kW foi adquirido em São Paulo. Logo depois, foi seguido pela aquisição de microfones, mesa de áudio, ‘pick-ups’ ou toca discos e outros equipamentos. Partiu-se então para a construção da Rádio física. Terreno comprado das mãos de Orlando Rodrigues – um dos sócios – em plena avenida Pedro Rodrigues da Conceição, antiga Hildete Lomanto e pronto: estava localizada a Pombal FM. Partiu-se então para a torre de transmissão. Um técnico trazido de Serrinha iniciou a montagem da rádio e, no dia 20 de junho de 1986, entrava no ar pela primeira vez, sem locutor e em fase experimental, a Pombal FM. A Rádio 10 da Bahia dava os seus primeiros passos.

No ar… Pombal FM!

radiopombal

Em 11 de agosto de 1988, após uma vistoria dos técnicos do DENTEL, a emissora recebeu a autorização oficial do órgão federal para entrar definitivamente no ar. Antônio Jorge Bastos Brito, primeiro diretor da emissora, teve dificuldades para encontrar, por aqui mesmo, profissionais com experiência em prática de locução. A solução foi trazer de outras paragens. Assim vieram para Pombal Edílson Costa, Hamilton Prata e Édson Brasil para comandar os primeiros programas da recém inaugurada emissora. Edilson Costa foi a primeira voz da Pombal FM. Joilson Costa, Pedro Mel, Carlos Krakatoa, Marcos Leone e Marck Viana também entram na história da Rádio 10 da Bahia como os primeiros pombalenses a fazer parte da equipe de locutores da emissora.

27 anos e muita história contada, cantada e pra cantar. Hoje, liderada por Luciano Brito, um dos dos filhos do Dr.Hélio Brito, a Rádio 10 da Bahia tem a mesma garra de 27 anos atrás no talento, na desenvoltura e na mesma perseverança dos seus fundadores, na equipe formada por Érica Souza, Edson Costa, Vânia Santos, Marck Viana, Tony Santos, Joilson Costa, Paulo Andrade, Jota Godoy e Cleber França,.

Fazem parte da história da emissora, uma vez que com o seu sucesso dela muito colaboraram, Seu Totonho (primeiro funcionário), Maria José Rodrigues (primeira secretária), Seu Guilherme (vigilante, hoje aposentado), José Sabérlio Dantas Rodrigues, o saudoso Ivan Brito e João Morais Oliveira (redatores), Hélio Costa, Cleisson Cardoso, Azilma Garcia, Elisângela, Alexa, Ana Lúcia, Mônica, Tarcílio Costa, Boris. Ao completar 27 anos no ar, a Pombal FM agradece a todos que colaboraram e estão colaborando com essa história de sucesso. E, podem aguardar, vem muito mais coisas por aí. Aos 27 anos, a Pombal FM, a Rádio 10 da Bahia, está apenas começando.

*TONY SANTOS é radialista, professor e redador da Revista BAIANA