Judô pombalense: 32 anos de história

Compartilhe:
  •   
  •   
  •  
  •  

A história do Judô em Ribeira do Pombal completou 32 anos na última sexta-feira, 31 de março. Foi nessa data do ano de 1985 que os irmãos Vlademir Matos e Vladson Matos inauguraram oficialmente a primeira academia da cidade, quando recebeu o apoio do saudoso Pedro Rodrigues da Conceição, prefeito à época, que doou uma lona para iniciar os trabalhos com os primeiros alunos.

Primeira Academia de Judô Pombalense inaugurada em 31 de março de 1985 na Rua da Cesta do Povo

A história de mais de três décadas desse esporte em Ribeira do Pombal foi lembrada no último sábado, 1º, com um encontro entre os Irmãos Vlademir e Vladson, quando os alunos do Projeto Municipal Judô nas Escolas se preparavam para mais um treinamento.

Professores e alunos reunidos no Centro de Treinamento da Praça da Juventude na comemoração dos 32 anos do Judô Pombalense

Primeiros atletas a participar de competições. À esquerda e à direita deles  os irmãos Vladson e Vlademir, precursores do judô em Ribeira do Pombal 

32 anos depois, como disse o Professor Vlademir Borges Matos, 6º DAN e formado em Educação Física- CREF 002225-G/BA, “o Judô pombalense é um patrimônio reconhecido internacionalmente”, destacando como um dos grandes momentos dessa história a visita da Delegação Cubana de Judô a Ribeira do Pombal em novembro de 2012 para conhecer o sucesso do Projeto Judô nas Escolas, iniciado na administração do ex-prefeito Zé Grilo e atualmente apoiado pelo prefeito Ricardo Maia, aos quais Vlademir faz questão de agradecer por entender que durante sua história em Ribeira do Pombal, esse esporte  nunca teve um apoio tão grande quanto o que recebeu desses políticos e de seus respectivos secretários de educação.

       Visita da Delegação Cubana de Judô a Ribeira do Pombal.

Vladson Matos, irmão de Vlademir, disse que não poderia deixar de participar desse momento em que o judô completa mais um ano em Ribeira do Pombal. “São 32 de uma história muito bonita que deve ser contada sempre para nossos alunos, para os nossos filhos”. Para Vladson, o Judô pombalense é referência no estado da Bahia pela maneira como vem sendo conduzido pelo irmão, a quem parabeniza por ter dado continuidade ao trabalho iniciado por eles há mais de três décadas.

              Primeiro evento realizado no antigo Grêmio Social

Emerson, Vladson, Vlademir e seu filho Rhalf Matos no Centro de Treinamento de Judô da Praça da Juventude 

Emerson Reis, um dos primeiros alunos, lembra muito bem quando começou a praticar a arte marcial, também conhecida como o caminho suave . “Eu comecei no judô em 19 de fevereiro de 1986. Desses 32 anos de existência do judô pombalense, há 31 eu faço parte”, disse reconhecendo a grande contribuição que esse esporte deu à sua vida, pois através dele conheceu muitos lugares, pessoas e pôde representar a sua terra.

Professor Vlademir entre os primeiros alunos Sérgio Ricardo e  Emerson Reis

   Ao centro Professor Vlademir e antigos atletas do judô   pombalense

Nesse momento histórico para o judô pombalense o Professor Vlademir faz questão de destacar Ane Macedo e Vitória, ambas com11 anos que  iniciaram no judô ano passado. Segundo ele Ane foi destaque estadual em 2016 e já está classificada para o Campeonato Brasileiro Regional que será disputado em abril no Espírito Santo, já que obteve o primeiro lugar no Circuito Baiano de Judô, realizado em 11  março deste ano no Centro Pan-Americano de Judô de Lauro de Freitas.

Já Vitória, ainda segundo o Professor Vlademir, é uma atleta de grande potencial, assim como muitos que já escreveram seus nomes na história desse esporte em Ribeira do Pombal e outros que assim como ela fazem parte do Projeto Judô nas Escolas e estão buscando espaço em nível estadual e sem dúvida irão alcançar, pois não falta a eles dedicação e força de vontade para alcançar não só títulos, mas também um crescimento contínuo como pessoas capazes de contribuir com a sociedade cada vez melhor.

Vitória, que está na faixa amarela, faz questão de agradecer ao professor Vlademir, aos pais e a todos que fazem parte do judô, pois através desse esporte aprendeu muito.

Ane disse que é um prazer poder representar a sua terra nas competições através do judô, um esporte que gosta muito de praticar, destacando o apoio da família, do Professor Vlademir e dos colegas para continuar em busca de novas conquistas.

            Professor Vlademir e as alunas Ane Macedo e Vitória

Nesses 32 anos do Judô Pombalense a Pombal FM tem o prazer de escrever mais uma página dessa história registrando e reportando um encontro de gerações que fizeram e estão fazendo a trajetória brilhante desse esporte que encontrou em Ribeira do Pombal um lugar para fincar suas raízes e fazer brotar frutos não só nas competições das quais os seus atletas participaram durante todos esses anos, mas também no aspecto social e humano, suavizando os caminhos daqueles que querem fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

Redação fotos pombalfm.com.br

Fotos: arquivo pessoal do Professor Vlademir

 


Compartilhe:
  •   
  •   
  •  
  •  

SEM COMENTÁRIOS