Ribeira do Pombal: Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira

110
COMPARTILHE

A Campanha de Vacinação contra o vírus influenza começa nesta segunda-feira, 17, e vai até o dia 26 de maio em todo Brasil. Mas em Ribeira do Pombal, segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ana Verena, a vacinação contra a gripe só começa amanhã nas unidades de saúde do município, uma vez que a primeira remessa de duas mil doses, de um total de 13 mil que serão liberadas pela Dires de acordo com a demanda, só chegam hoje, quando serão distribuídas aos postos de saúde e estarão à disposição dos grupos prioritários a partir desta terça-feira.

Devem tomar a vacina crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das redes pública e particular de ensino e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais.

Ainda segundo Ana Verena, desde o ano passado, a resistência à vacina por parte dos idosos diminuiu bastante devido ao trabalho que foi feito mostrando para eles a importância da imunização. A coordenadora disse que agora mais idosos estão procurando os postos de vacinação, diferente do cenário que se observava a há dois, três anos, quando a equipe de vacinação precisava muitas das vezes ir às casas deles para tentar convencê-los a tomar a vacina. “Os idosos são os primeiros a procurar os postos de saúde para tomar sua vacina”, diz Ana Verena.

O Dia Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza será realizado em 13 de maio, um sábado, quando a vacina será disponibilizada em todos os postos de saúde da sede, além da Escola Pureza Brito e Creche Enide Costa. Mas até lá, todos que fazem parte dos grupos prioritários podem procurar os postos de saúde para tomar a vacina.

Redação pombalfm.com.br

Foto: de olho na cidade