RIBEIRA DO POMBAL: GOVERNO FEDERAL RECONHECE DECRETO DE EMERÊNCIA SOBRE SECA

Mal se recuperou dos prejuízos causados pela estiagem de 2012/2013, Ribeira do Pombal voltou a ser afetada pela falta de chuva desde o ano passado.

Perdas nas lavouras de feijão e milho, redução drástica na produção de caju e mel, pastos torrados, aguadas completamente secas e animais vagando pelas ruas da cidade e rodovias em busca de pastagens, pintam uma paisagem desoladora afetando social e economicamente o município.

Diante deste cenário não restou outra opção ao prefeito Ricardo Maia, senão assinar ainda o ano passado um decreto de emergência, reconhecido esta semana pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

A Portaria sobre o decreto de emergência, reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 12, tem validade por 180 dias.

Com esse reconhecimento por parte do Governo Federal de que Ribeira do Pombal está sendo afetada por um desastre natural, o município passa a fazer parte da lista daqueles que vão receber apoio, ações de socorro, assistência através de carros-pipa e distribuição de cestas básicas.

Além disso, os agricultores poderão renegociar suas dívidas e o Banco de Desenvolvimento Econômico Social (BNDS) poderá dar apoio para que o município possa retomar o seu desenvolvimento econômico.

Agora é esperar que a burocracia estatal e a tão alegada falta de recursos não prolonguem essas medidas que são apenas um paliativo, mas que diante da dramática situação se fazem necessárias, até que um dia tenhamos uma política séria, permanente e eficaz de convívio com o seca, já que estiagens prolongadas nesta região não é novidade e com elas sofremos desde o Brasil Império.

Redação e fotos localhost/sitepombal