RIBEIRA DO POMBAL: MAIS DE 1400 AGRICULTORES ESPERAM RECEBER O GARANTIA SAFRA

310
COMPARTILHE

Nesta segunda-feira, 16, o Secretário de Agropecuária de Ribeira do Pombal, Jairo Monteiro Filho, falou sobre o Programa Garantia Safra e informou que o valor referente a parte que cabe à prefeitura será pago na próxima quinta-feira, conforme ficou acertado numa conversa que teve com o prefeito Ricardo Maia na última quinta-feira.

Segundo o secretário, depois de efetuado o pagamento por parte da prefeitura, começa o levantamento para saber se o município fará parte do Garantia Safra. A análise é feita pelo MDS- Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que agregou o antigo MDA.

O parecer do MDS é baseado em relatórios produzidos pela BahiaTer, IBGE e pelo Instituto Nacional de Meteorologia -INMET.

Depois de um cruzamento de dados sobre volume de produção e do nível pluviométrico, ficando demonstrado que houve perda de 50% da safra, o município passa a fazer parte do Programa e os agricultores familiares terão direito a receber cinco parcelas de R$ 170,00, o que dá um total de R$ 850,00 para cada agricultor cadastrado, injetando assim na economia local cerca de um milhão e duzentos mil reais.

O secretário disse que todos os 1442 agricultores que foram cadastrados já pagaram os seus boletos e agora estão esperando a análise dos órgãos técnicos para saber se  Ribeira do Pombal participará ou não do Garantia Safra, o que para ele, é bem provável que aconteça, uma vez que houve um baixo volume pluviométrico, afetando consideravelmente a produção agrícola o ano passado, levando, inclusive o prefeito Ricardo Maia a decretar estado de emergência em virtude da seca, decreto este reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional na semana passada.

Redação e foto pombalfm.com.br