Dado o primeiro passo para a criação da Associação dos Vaqueiros de Ribeira do Pombal

A galeria da Câmara de Vereadores recebeu um bom público na primeira reunião para discutir a formação da Associação dos Vaqueiros de Ribeira do Pombal.

Compartilhe:
  •   
  •   
  •  
  •  

Apaixonados por vaquejadas, cavalgadas e esportes afins compareceram em bom número à primeira reunião realizada nesta quarta-feira, 02, na Câmara Municipal, para discutir a criação da VARP- Associação dos Vaqueiros de Ribeira do Pombal. O público ouviu atentamente o advogado Vitor Garcia, o técnico com vasta experiência em criação de associação, Davi Andrade, e o secretário municipal de agropecuária, Jairo Monteiro Filho.

Secretário Municipal de Agropecuária, Jairo Filho, palestrante, Davi Andrade, e o advogado Vitor Garcia tirando as dúvidas do público e falando da importância que a associação terá para os vaqueiros do município 

Durante a reunião muitas dúvidas foram levantadas, principalmente quanto ao objetivo da entidade e em que ela pode ajudar os vaqueiros. Segundo o advogado Vitor Garcia, a palestra de Davi Andrade esclareceu muitas dúvidas e mostrou a importância da criação da entidade para facilitar, por exemplo, a compra, por um preço mais em conta, de ração e produtos para os animais; a realização de parcerias com as esferas municipal, estadual e federal, além de cursos para treinamento, aperfeiçoamento para os vaqueiros, que também serão melhor assistidos na questão previdenciária visando uma possível aposentadoria, uma vez que como entidade jurídica fica mais fácil lutar em várias frentes a favor dos associados.

A ideia, ainda segundo o advogado, é reunir o vaqueiro profissional, o amador e o iniciante, organizando e apoiando os praticantes e público de vaquejadas, cavalgadas, corridas de argolinha, até, quem sabe, encontros de carro de boi.

Davi Andrade, em sua palestra, defendeu a organização dos vaqueiros do município através de uma associação e disse que as últimas tentativas em nível nacional de acabar com as vaquejadas é de certa forma uma discriminação contra o Nordeste, já que a prática é uma marca cultural da região e não pode ser ignorada.

Davi disse que o próximo passo é tratar da confecção do regimento, e um outro encontro já está agendado para  o próximo dia 15 de agosto, quando os trâmites para a formalização da entidade começarão a ser discutidos, como confecção da primeira Ata, elaboração do estatuto, registro em Cartório e toda parte documental na Receita Federal. Mas tudo isso envolve uma ampla discussão com os futuros associados não só na próxima reunião como em outras que se fizerem necessárias.

 

O Secretário Municipal de Agropecuária, Jairo Monteiro Filho, vê com bons olhos a iniciativa dos vaqueiros pombalenses em  formar a sua associação, pois a união e organização deles será fundamental para, por exemplo, buscar recursos e firmar parcerias que atendam os anseios dos associados, informando que eles terão todo apoio da administração do prefeito Ricardo Maia, não só agora no momento de criação quanto depois que associação estiver devidamente registrada e atuando.

Garotas  da Comitiva As Patroas também apoiam a criação da Associação dos Vaqueiros de Ribeira do Pombal 

Redação e fotos pombalfm.com.br


Compartilhe:
  •   
  •   
  •  
  •  

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA