Transplante de Córnea em Ribeira do Pombal

Compartilhe:
  •   
  •   
  •  
  •  

Uma excelente notícia! O Ministério da Saúde autorizou, através do Diário Oficial da União, a liberação do Hospital de Olhos Viva para realização de Transplante de Córnea. É preciso comprovar alto nível de qualidade técnica e excelência profissional para conseguir entrar nesse seleto e pequeno grupo de unidades de saúde autorizadas ao transplante.

Na Bahia, inúmeras pessoas sofrem de cegueira por doença da córnea. O paciente da nossa região só encontrava tratamento em locais distantes. Quem se submete a um transplante de córnea precisa de revisões frequentes, às vezes até diárias e com acompanhante. Os colírios costumam ser caros. Podem surgir complicações e necessidade de outras cirurgias. A logística para esses pacientes acaba se tornando desgastante dos pontos de vista financeiro, físico e emocional. Trata-se de um paciente com dificuldade visual que precisa fazer viagens frequentes para um lugar distante, ora desconhecido, ora longe da família, ora sem estrutura acolhedora para repousar, tendo gasto para ele e o acompanhante com transporte, alimentação e hospedagem (fora os medicamentos). Por esses fatores, muitas pessoas não conseguem manter o tratamento pós-transplante.

Foi isso que nos levou à busca desse sonho, de trazer esse serviço para a região e ajudar essas pessoas que sofrem de várias formas. Esperamos minimizar esse sofrimento, trazendo o tratamento para perto do paciente, reduzindo custos financeiros, físicos e emocionais.

Não foi fácil, já que para esse cadastro são exigidas muitas etapas, documentos, vistorias etc. Contudo, finalmente veio o resultado positivo da autorização para realizar aqui os transplantes de córnea. Agora a equipe da Viva está em busca do credenciamento pelo SUS para transplante de córnea, para ajudar um maior número de pessoas.

Nossos PARABÉNS a toda equipe Médica, de Enfermagem, de Atendimento e Admistrativa envolvida nesse processo, em especial à Dra Grazielly Peixoto, Oftalmologista especialista em Córnea e Responsável Técnica do Hospital de Olhos Viva, que sonhou e lutou por esse momento. Estamos muito felizes com essa grande conquista que beneficiará diretamente as pessoas de nossa Região.

Redação Pombal FM


Compartilhe:
  •   
  •   
  •  
  •