A prefeitura de Euclides da Cunha confirmou nessa sexta-feira (19/11), através da Secretaria Municipal de Saúde e por meio de nota divulgadas nas redes sociais, o 1º caso de COVID-19 com a variante Delta no município.
O Primeiro caso diz respeito a um adolescente que apresentou sintomas leves, evoluindo para a cura, sem sequelas, o menor possui histórico de viagem para outra cidade cerca de 10 dias antes do inicio dos sintomas. No momento o mesmo está bem e vacinado com a primeira dose.
Os exames de genotipagem foram realizados pelo LACEN em amostras aleatórias de vários municípios. A amostra foi analisada no dia 20/09/2021 e ontem 17/11/2021 foi informado pela 12º regional de Saúde da confirmação deste caso.
Variante Delta
Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2, antes também chamada de variante indiana), já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de julho deste ano. Ela é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.
Redação: Pombal FM