Começa nesta segunda-feira, 1º, e vai até o dia 31 de maio a Primeira Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa.
Segundo Luciano Ferreira, Gerente Técnico da ADAB, a Bahia possui 10 milhões e 400 mil cabeças de gado para serem vacinadas, sendo que na área de abrangência da Gerência Técnica de Ribeira do Pombal, que envolve 9 municípios, são cerca de 200 mil cabeças a serem vacinadas.
Luciano Ferreira disse que o ano passado a cobertura de vacinação ultrapassou a meta quando praticamente 99% do rebanho foi vacinado, e para este ano a meta a ser alcançada é de 96% e também deve ser superada.
Luciano disse que os mercados hoje não estão criando barreiras para entrada da carne por questões de tributação, de alfandega, mas sim por questões sanitárias, o que torna a vacinação fundamental para que a Bahia siga mantendo a sua conquista de zona livre e garantindo a abertura dos mercados para a exportação da carne, fator importante para a economia do estado.
Para vacinar o seu rebanho, o criador deve adquirir a dose da vacina nas lojas credenciadas, e depois de vacinar os animais, ele tem até o dia 15 de junho para fazer a declaração, que este ano pode ser feita da própria casa do criador, bastando para isso que ele vá antes até ao escritório da ADAB e cadastre sua senha.
O criador que não vacinar ou não declarar no prazo, estará sujeito à multa, adverte Luciano Ferreira, orientando ainda que se o rebanho estiver debilitado devido à escassez de alimento pela estiagem prolongada que a região está passando, o criador pode esperar mais uns 20 dias para vacinar os animais, já que com as chuvas que caíram nos últimos dias a vegetação começou a surgir e assim ele poderá melhorar a alimentação das cabeças de gado que possui, tornando-as mais preparados para receber a vacina.
Redação pombafm.com.br