Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física pela UniAGES/BA, Cristiana Rocha Costa; Reiridion José de Santana, escolheram o site localhost/sitepombal, para fazer a publicação do texto “Corrida: Uma prática esportiva que vem crescendo a cada dia.”.
Confira abaixo o texto na íntegra
Corrida: Uma prática esportiva que vem crescendo a cada dia
A corrida é uma prática que ao longo dos anos, vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. Teoricamente, bastam apenas dois elementos para correr: força de vontade e um tênis. Mas, veremos que são necessários outros fundamentos para praticar esse esporte.
A origem da corrida deu-se quando os homens precisavam se movimentar rapidamente para caçar ou fugir de seus predadores. Segundo a história das corridas, a mais famosa delas teria sido a que deu origem à prova que conhecemos hoje como maratona: no ano de 490 a.C. um homem teria tido a missão de levar até Atenas a notícia de que os gregos haviam vencido os persas na batalha de Maratona.
Para isso ele teria corrido 35 quilômetros e, ao dar a notícia, teria caído no chão, já morto. Isso é apenas uma lenda e que não há indícios históricos de que isso tenha ocorrido realmente, mas o fato é que essa lenda facilitou a entrada da prova de maratona já na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em 1896.
Tratamos até o momento, a corrida como esporte de competição. Pensemos na corrida como uma atividade que as pessoas praticam visando à conservação saúde. Será que a corrida traz benefícios? Todas as pessoas podem correr?
De acordo com Márcio Atalla, a corrida é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser também uma das mais gratificantes. Pois, quando corremos, estamos fazendo o que nosso corpo foi geneticamente programado para fazer. A corrida é algo natural, todos tem essa capacidade. Ainda segundo Atalla, talvez isso explique o grande sucesso que vem fazendo e o crescente número de adeptos que tem adquirido.
Quem corre pode estar em contato com a natureza por mais tempo, pode fazer mais amigos, livrar-se do estresse e sentir-se mais feliz.
Os adeptos da corrida afirmam que o exercício se torna um estilo de vida ao longo do tempo, e especialistas confirmam que este estilo de vida serve para melhorar o condicionamento aeróbico e aumentar a atividade das enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração a trabalhar melhor.
Porém, correr causa um impacto intenso sobre os joelhos. E para minimizar esse impacto é preciso utilizar um tênis com bom amortecimento e não estar muito acima do seu peso ideal. O sobrepeso aumenta o impacto sobre a articulação.
A dica é ter cuidado e procurar auxílio do professor de Educação Física para evitar lesões e desconfortos.
REFERÊNCIAS:
ATALLA, Marcio. Sua vida em movimento – 1ª ed. – São Paulo : Paralela, 2012. http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-corrida-para-saude-e-boa-forma/ http://veja.abril.com.br/saude/correr-dez-minutos-por-dia-ja-traz-beneficios-para-a-saude/