Bahia confirma primeira reinfecção por coronavírus; outros 118 estão em investigação


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no estado. Por meio de sequenciamento genético, foi constato que o vírus presente nesse novo episódio de quadro infeccioso é a mutação E484K, identificada originalmente na África do Sul.

A paciente é uma mulher de 45 anos, residente em Salvador, que contraiu a Covid-19 nas duas vezes em um intervalo acima de 90 dias, segundo laudos do Hospital São Rafael datados de maio e outubro do ano passado. A unidade comunicou oficialmente a Sesab sobre a suspeita de reinfecção em 22 de dezembro.

“O que tem de fato nessa notificação de reinfecção no estado da Bahia é que comprovamos mais uma vez no Brasil a reinfecção como uma situação definida. Ela existe, foi comprovada genomicamente. Esse fato mostra o quanto é importante a manutenção das precauções, mesmo por quem já teve a Covid-19. Não quer dizer que só existam dois casos de reinfecção no Brasil. Dois casos foram absolutamente comprovados por comparação da linhagem dos dois vírus, mas existe do ponto de vista clínico, epidemiológico e também laboratorial mais geral evidências muito fortes de inúmeros outros casos de reinfecção”, destacou o médico infectologista Antônio Bandeira, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab.

Além do caso já confirmado de reinfecção com nova cepa do coronavírus encontrada originalmente na África, há outros 118 casos suspeitos de reinfecção em investigação no estado. Os pacientes em análise são de faixas etárias entre 5 e 80 anos. Oitenta e duas notificações são de pacientes mulheres e 36 de homens.

Diante do quadro, o médico recomenda a manutenção das medidas de prevenção já adotadas até aqui, como o uso de máscaras, o distanciamento social, higienização das mãos com água e sabão e álcool gel. Essa prática deve ser adotada, pelo menos, até que toda a população seja vacina e esteja imune ao coronavírus.

“É fundamental, mesmo para aquelas pessoas que já tenham confirmado episódios anteriores da Covid-19”, acrescentou.

Fonte: bahia.ba

Foto: Paula Fróes/GOVBA