secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, inaugurou nesta sexta, 24, a primeira unidade especializada em doenças hepáticas da Bahia: a unidade de Fígado do Cedap – Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa. Localizada no Engenho Velho de Brotas, no antigo Solar Boa Vista, a nova unidade, que funcionará como uma extensão do CEDAP, tem capacidade para atender até 500 pacientes por semana.
Foram investidos 1,milhão de reais para adaptar o antigo solar numa nova estrutura com quatro consultórios, salas de exames de ultrassonografia, elastografia e exames laboratoriais. Os pacientes contarão com atendimento multidisciplinar, por equipe composta por médicos hepatologistas, enfermeiros, psicólogo e farmacêutico.
“Justamente agora no mês de julho, que é denominado de julho amarelo em atenção às hepatites virais, o governo da Bahia entrega para sua população seu primeiro centro de referência, tanto para as hepatites virais, quanto para doenças autoimunes, genéticas, distúrbios de metabolismo e centro de referência para transplantes de fígado”, destaca o titular da pasta da Saúde.
O secretário Fábio Vilas-Boas também anunciou que a unidade irá matriciar as Policlínicas em todo o estado, que terão gastro hepatologistas conectados por meio da telemedicina, descentralizando o atendimento e garantindo assistência ao portador de doença hepática de em todo estado.
O hepatologista e um dos principais especialistas em transplantes de fígado na Bahia, o médico Raimundo Paraná, esteve presente à inauguração e destacou a importância do equipamento. “Em todo o Brasil, existem 2 milhões de pessoas com hepatites virais. Na Bahia, a estimativa é de que sejam 1 milhão de doentes. Levando-se em conta que mais de 55% da população masculina adulta tem esteatose hepática, imagine o quanto é importante ter este centro de referência”, afirmou o especialista.
CEDAP – O Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa tem cerca de 57 mil cadastrados e realiza mensalmente cerca de 7 mil atendimentos. A nova unidade atenderá pacientes regulados, encaminhados das unidades básicas de Saúde, além de pacientes já referenciados, com hepatites virais, doenças hepáticas crônicas, e também fará acompanhamento pré e pós transplantes hepáticos.
Redação: Ascom\Sesab