Os últimos dias da campanha nacional de vacinação contra a Influenza estão chegando ao fim e, as pessoas que fazem parte de algum grupo prioritário para receber a dose da vacina devem procurar as unidades de saúde mais próximas até o próximo dia 30.
Entre os grupos prioritários estão os membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições especiais, caminhoneiros, motoristas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, idosos, gestantes, crianças com até cinco anos de idade, puérperas e trabalhadores de saúde.
A dose da vacina da gripe não protege contra os três subtipos do vírus Influenza, nem contra o coronavírus, mas pode ajudar os profissionais de saúde no diagnóstico da doença, que tem os sintomas parecidos.
De acordo com o ministério da saúde, a meta é vacinar 90% da população brasileira e cerca de 28,8 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe. Até o momento, foram vacinados 58 milhões de pessoas, que correspondem a 84% do público-alvo.
Redação: Pombal Fm