No final da tarde deste domingo (21), comerciantes de Ribeira do Pombal se reuniram por chamada de vídeo com o Prefeito Ricardo Maia, para pedir a flexibilização e reabertura do comércio do município nos próximos dias. Uma nova reunião esta marcada para a tarde desta segunda (22), para avaliar a possibilidade da flexibilização e medidas restritivas.
O comércio de Ribeira do Pombal segue fechado desde o dia 17 deste mês de maio em razão do aumento do número de casos do novo coronavírus no município. No decreto publicado pelo Prefeito, foi estabelecido o funcionamento apenas de serviços essenciais, como farmácias, supermercados e padarias até esta terça (23).
O Presidente do Sindicato Patronal, Marcos Mendonça, conhecido como Marcos de Salu, explica que manter o comércio fechado pode quebrar a economia do município. “A economia de Ribeira do Pombal está quebrando e o comércio está sofrendo. Nós já temos mais de 200 desempregados no município porque as empresas não têm condições de pagar os funcionários e nem mesmo de arcar com as despesas fixas básicas como água e energia”, explica.
Marcos também afirma que as empresas compreendem a necessidade dos cuidados para evitar a proliferação do novo coronavírus. “Nós sabemos que é um momento de ter responsabilidade com o próximo e, por isso, compreendemos e nos responsabilizamos pelo cumprimento de todos os cuidados recomendados pela Secretaria de Saúde, mas o comércio precisa reabrir ou não vai haver mais emprego e os empresários perderão suas empresas”, diz.
Ainda segundo o Presidente do Sindicato Patronal, uma nova reunião com o Prefeito Ricardo Maia está marcada para o final da tarde de hoje (22), para saber o posicionamento do gestor sobre a proposta de flexibilização e reabertura do comércio.
Redação: Pombal Fm