CONSELHEIROS TUTELARES E O DIA DEDICADO A ELES

18 de novembro é o Dia dedicado ao Conselheiro Tutelar. O Conselho Tutelar de Ribeira do Pombal é formado por cinco Conselheiros. Cristina Gonçalves da Gama, Marcel Kiyoshi Nagashima Nascimento, Núbia Neri de Souza, Rafael Santos Silva e Ramon Rodrigues Silva.

A reportagem da Pombal FM esteve no prédio onde eles exercem diariamente essa função tão importante em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e conversou com Rafael Santos e Marcel Nascimento. Rafael disse que é um prazer trabalhar como conselheiro e tem muito orgulho de ser conselheiro, uma função que exige está em contato permanente com as famílias e acompanhar cada situação envolvendo crianças e adolescentes. “As vezes temos que ser um pouco de pai, um pouco de mãe e ajudar o máximo possível porque a sociedade está vivendo um momento muito difícil.”

Sobre a eleição, Rafael disse que a última foi bastante difícil porque o cidadão só podia votar em um candidato, o que tornou o voto muito disputado e foi preciso dialogar muito com o eleitor para convencê-lo, e assim conquistar o voto.

Para Marcel Nascimento, ser conselheiro é um prazer, pois fazer uma prova teórica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e, depois de aprovado, concorrer a uma eleição onde quem decide é o voto popular, é uma grande experiência. Para ele mais importante do que o salário, “é a vocação, é gostar da função e se identificar com ela.”

Marcel e Rafael disseram que evasão escolar e conflitos familiares são os maiores problemas que chegam até o Conselho Tutelar e que os casos são acompanhados com visitas às famílias buscando sempre uma solução.

Eles entendem que neste momento tão conturbado pelo qual passa a sociedade, é preciso oferecer mais carinho e amor às crianças e adolescentes  e que o Conselho Tutelar está sempre à disposição para atender nas diversas situações que envolvam a garantia dos diretos das crianças e adolescentes conforme prescreve o ECA.

Redação e fotos localhost/sitepombal