Coronavírus: nono caso em Ribeira do Pombal-BA é marcado por omissão

Na manhã dessa sexta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Ribeira do Pombal, Bahia, confirmou o nono caso de coronavírus.

Esse novo caso esta inteiramente ligada ao 6º (sexto) caso, divulgado na última terça-feira, 12 de maio, que diz respeito a jovem de 23 anos, que informou a Secretaria de Saúde, ter tido contato com uma pessoa assintomática que chegou do Estado de São Paulo, onde teve uma passagem pelo município, e foi para outra cidade.

As Informações prestadas foram investigadas pela vigilância epidemiológica, a qual fez contato com a referida cidade e o mesmo não foi encontrado.

Através da investigação e com apoio da Policia Militar e Guarda Municipal a pessoa foi localizada na própria Ribeira do Pombal e foi submetida ao teste rápido, constatando resultado positivo para COVID-19, por se enquadrar com a atualização da nota técnica nº54. O mesmo trata-se de um homem de 31 anos, que não chegou a ser monitorado pela equipe da vigilância.

Em nota a Secretaria de saúde explicou que o paciente não foi monitorado por não ter passado nas barreiras sanitárias, residente de um povoado com acesso direto pela BR, a secretaria ainda informou que ambas as pessoas serão responsabilizadas pelas infrações cometidas.

Segundo o Art. 132 as infrações cometidas podem caracterizar em perigo para a vida ou saúde. “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.” podendo ser acometido por Pena – detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

Os casos:

  1. Caso (domingo19/04) – Uma mulher de 52 anos que veio de São Paulo. Já encontra-se curada.
  2. Caso (Sexta-feira, 01/05) – Um homem de 84 anos, que foi a óbito na última quarta-feira (29).
  3. Caso (Segunda-feira, 04/05) – A Secretaria de Saúde confirmou, porém não revelou idade ou gênero.
  4. Caso (Quarta-feira, 06/05) – Um profissional da saúde de 38 anos.
  5. Caso (Domingo, 10/05) – Um jovem de 31 anos que retornou do Estado do Maranhão no dia 28 de Abril.
  6. Caso (Terça-feira, 12/05) – Uma jovem de 23 anos, que teve contato com uma pessoa assintomática que chegou do Estado de São Paulo.
  7. Caso (Quinta-feira, 14/05)  – Um jovem de 27 anos, contactante intradomiciliar de um caso confirmado.
  8. Caso (Quinta-feira, 14/05)  – Uma jovem de 22 anos, que retornou do Estado de Sergipe.
  9. Caso (Sexta-feira, 15/05)  – Um homem de 31 anos, contactante intradomiciliar, “caso fonte” do 6º (sexto) caso.

Redação: Pombal FM