O criador que ainda não vacinou o rebanho, deve fazer isso até a próxima quarta-feira, 31, quando será encerrada a 1ª Etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa, iniciada em 1º de maio.
Luciano Ferreira, gerente técnico da ADAB de Ribeira do Pombal demonstrou preocupação porque até esta segunda-feira, pela manhã, apenas 36,25% dos criadores haviam feito a declaração de vacinação.
Porém ele acredita que a maioria dos criadores já vacinou os seus rebanhos, e o baixo índice de declaração se deve à cultura que existe no Brasil de deixar tudo para última hora. Ele alertou a quem já vacinou o seu rebanho, fazer logo a declaração, pois nos últimos dias o sistema pode congestionar, e muitos criadores podem ficar sem declarar, já que o prazo se encerra no próximo dia 15 de junho.
Quem já vacinou o seu rebanho, deve procurar a Gerência da ADAB de Ribeira do Pombal, localizada na antiga EBDA, para fazer a declaração. O criador, se quiser, também pode declarar pela internet. Basta, para isso, ir até a agência para gerar a sua senha.
Na Bahia a expectativa é que mais de 10 milhões e 400 mil cabeças de gado sejam vacinados. Já nos 9 municípios cobertos pela Gerência da Adab de Ribeira do Pombal, 200 mil cabeças devem ser vacinadas.
Luciano ressaltou a importância de cada criador vacinar o seu rebanho, já que a Bahia não pode correr o risco de perder o título de zona livre, o que afetaria não só a exportação da carne bovina quanto a exportação de produtos vegetais, pois haveria uma interdição das fronteiras, e o estado ficaria impedido de vender para outros estados, acarretando sérios prejuízos para sua economia.
O criador que não vacinar ficará sujeito à multa. Até agora não foi informado se o prazo será prorrogado.
Redação localhost/sitepombal