A decoração natalina entrou no calendário cultural do município em dezembro de 2007. E este ano, a prefeitura investiu em material de led, o que vai dar um toque todo especial, pois essa tecnologia proporciona mais beleza, maior economia de energia e é ambientalmente correta.
Segundo o secretário de cultura, Osvaldo Rocha, a decoração será feita nos mesmos espaços onde ela ocorreu o ano passado.
O material que será utilizado para decorar as entradas da cidade, suas principais praças e avenidas já se encontra na sede da secretaria e, a partir de 1º de dezembro, as primeiras peças da ornamentação já poderão ser vistas nas ruas.
Material para a decoração natalina
O secretário disse que mesmo neste momento de crise, o prefeito Ricardo Maia não abriu mão de investir nessa tradição natalina que este ano completa dez anos e pouco a pouco foi crescendo e ganhando importância, sendo atualmente um atrativo não só para os moradores locais, mas também para as pessoas de outros municípios da região que visitam a cidade durante o natal só para contemplar a beleza das nossas praças e ruas ornamentadas.
Ele destacou a parceria com a Secretaria de Obras que cuida da parte parte elétrica na hora de fixar as peças decorativas, enquanto que a Secretaria de Cultura faz o trabalho artístico.
Sobre as apresentações esperadas para o período natalino, Osvaldo disse que um coral de cinquenta vozes está preparando uma cantata de natal. Ele espera também poder contar com os corais da igrejas e grupos folclóricos.
O secretário informou ainda que o Coral Cantando com Amigos vai se apresentar na Vila Operária, Alto Santo Antônio e Pombalzinho. As datas das apresentações serão divulgadas posteriormente.
FEIRINHA DE ARTESANATO
Sobre a Feirinha de Artesanato ele disse que é um projeto em caráter experimental e já tem o apoio da prefeitura e de mais três empresas: Hospital do Rim, Clínica Viva e Nobre Material de Construção.
Ele não precisou a data da realização da Feirinha, mas disse o projeto deve ser executado ainda este ano e será importante para movimentar o espaço do Complexo de Praça Dr. Nelson Gonçalves, onde será realizado aos domingos.
As barracas, segundo o secretário, são padronizadas, muito práticas, e o artesão vai gastar cerca de 10 a 15 minutos para armá-las ou desarmá-las. Na sua primeira fase o projeto utilizará 15 barracas para atender as pessoas que fizeram as primeiras inscrições, mas a ideia é ampliar esse número para atender a outros artesãos numa próxima fase de inscrição que será feita na segunda etapa do projeto.
Sobre o teatro local, respondendo uma indagação de Joilson Costa de que Euclides da Cunha é mais forte nesse aspecto do que Ribeira do Pombal, o secretário disse que a secretaria tem trazido grupos teatrais no sentindo de incentivar o teatro na cidade. Também tem o Projeto Teatro na Escola, que tem gerado bons resultados, mas no teatro, de fato, ele reconheceu que Ribeira do Pombal do Pombal ainda precisa emplacar.
Redação e fotos Pombal FM