Depois de uma semana de recesso o Cartório da 110ª Zona Eleitoral voltou a atender os eleitores de Banzaê, Heliópolis e Ribeira do Pombal que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Pouco antes das 8h:00 da manhã, observa-se um pequeno número de pessoas esperando para fazer a biometria.
Seu Ivonildo, morador do Curral Novo, disse que deixou para fazer o cadastro biométrico no último mês devido à falta de tempo e porque estava providenciando a documentação.
Já o jovem Renildo que veio de Itaberaba, onde mora atualmente, disse que de tanto a mãe insistir, veio fazer a biometria, mas que já está retornando e só volta a Ribeira do Pombal para votar nas eleições de outubro.
Márcio, um adolescente de 17 anos, morador da zona rural do município, estava na fila para fazer pela primeira vez sua inscrição eleitoral e sair biometrizado. Ele disse que não procurou a Cartório Eleitoral antes porque estava sem a segunda via do registro de nascimento. Ilda, natural de Ribeira do Pombal, morando atualmente em Uberlândia, veio para fazer a sua biometria e assim que ficar em dia com a Justiça Eleitoral estará retornando à cidade mineira, onde trabalha com salgados.
O recadastramento biométrico na 110ª Zona Eleitoral é obrigatória e vai até o próximo dia 31, e quem não fizer a biometria terá o título cancelado e, além de não poder voltar nas próximas eleições, terá implicações para cadastro em programas sociais, movimentar conta bancária, assumir concursos públicos entre outros impedimentos que vão afetar o exercício de sua cidadania.
Redação e fotos localhost/sitepombal.