Representantes da Prefeitura Municipal de Paripiranga se reuniram, nesta quarta-feira (29), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O objetivo foi debater a viabilidade de implantação de uma unidade de beneficiamento da jaca no município. Durante o encontro foram apresentados alguns produtos fabricados por uma associação de mulheres de Paripiranga, a partir da polpa da fruta, a exemplo de compotas, doces cristalizados de jaca, trufas recheadas com geleia de jaca e maracujá.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, ressaltou a importância de buscar parcerias como da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Fruticultura, para verificar se já existem pesquisas sobre a jaca ou que possam ser desenvolvidos novos protocolos como os de melhoramento genético e de controle de possíveis pragas e doenças que atingem a planta, entre outras ações:
“A ideia é aprimorar o cultivo e produção da fruta, para que, com o planejamento da cultura e o manejo adequado, possa garantir renda para os agricultores e agricultoras familiares do município e ser modelo de produção para outros projetos”.
O prefeito de Paripiranga, Justino Neto, explicou que o objetivo da prefeitura é implantar uma unidade de beneficiamento da jaca, que será administrada por uma cooperativa da agricultura familiar do município:
“A jaca é um produto cultural, de grande abundância no município de Paripiranga, por isso é importante o apoio da SDR, para mostrar o nosso potencial, de produção também de milho, abóbora, feijão, para isso estamos nessa luta. A jaca é um produto muito nutritivo e almejamos um salto maior, que irá beneficiar mais de 200 famílias, além de nutrir quem consome os produtos, que poderão ser comercializados também para a alimentação escolar de outros municípios”.
Na reunião, que contou com a presença da deputada estadual Fátima Nunes, foram apresentados ainda outros projetos em andamento no município.
Fonte: A voz do Campo