Dados do IBGE ainda apontam que, por outro lado, a taxa de subutilizados – pessoas que trabalham menos do que gostariam – cresceu 3,4% em comparação com junho de 2018
A taxa de desemprego no país caiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 12% no trimestre encerrado em junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 12,8 milhões de desempregados.
O resultado representa recuo em relação ao primeiro trimestre do ano, quando ficou em 12,7%, e em relação ao mesmo período de 2018, quando a taxa foi de 12,4%.
Segundo o IBGE, o número total de desempregados representa uma queda de 4,6% em relação ao primeiro trimestre do ano. Também houve queda em comparação com o mês anterior, quando o número total de desempregados atingiu 12,984 milhões.
O contingente da população ocupada teve alta de 1,6% em relação ao trimestre anterior, atingindo 93,3 milhões de pessoas. Quando comparado com o mesmo período de 2018, o resultado representa crescimento de 2,6%.
Por outro lado, a taxa de subutilização da força de trabalho, de 24,8%, aumentou 3,4% em comparação com junho do ano passado. O indicador aponta que falta trabalho para 28,4 milhões de brasileiros – um leve recuo frente à taxa de 25% registrada no trimestre encerrado em maio.
São considerados subutilizados os trabalhadores que estão desempregados, os que trabalham menos de 40 horas semanais, mas gostariam de trabalhar mais, os que não estão desempregados, mas não poderiam aceitar uma vaga no mercado, e aqueles que desistiram de procurar por emprego, chamados de desalentados.
Fonte: metro1