O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, esperou por 18 meses a nomeação do seu substituto pelo Papa Francisco. Nesta quarta-feira (11) o Vaticano informou que o Cardeal Dom Sergio da Rocha assumirá o lugar de Dom Murilo.
Krieger enviou carta de renúncia do cargo ao papa em 18 de setembro de 2018, quando completou 75 anos, conforme determina o protocolo da Igreja Católica. Quando os arcebispos chegam nesta idade são obrigados a deixar os cargos. “É uma medida da igreja para evitar que as pessoas que não tem mais condições, muitas vezes físicas, nem intelectuais, de continuar dirigindo uma diocese”, explicou Dom Murilo durante coletiva.
A escolha do papa agradou Dom Murilo. Ele e Dom Sergio da Rocha trabalharam juntos por oito anos. “Foi uma grata surpresa saber que ele viria para cá, um amigo muito mais capacitado do que eu”, comemorou Krieger.
Dom Sergio será o 28º Arcebispo da Sede Primacial da Igreja no Brasil e, a partir desta terça até o dia da posse Dom Murilo passa a ser o administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador.
Dom Murilo explicou que os bispos tem 60 dias a contar da nomeação para tomar posse. “Estamos esperando porque normalmente quando bispos são nomeados tem 60 dias para tomar [posse], mas nesses próximos 60 dias tem desafios, a Semana Santa, ele como arcepisbo da capital federal tem que deixar as coisas em ordem”, analisou Dom Murilo.
Fonte: bahianoticias
Foto: Matheus Caldas/Bahia Notícias