Em reunião com vereadores, Juiz discute ações para acelerar cadastramento biométrico

Diante da baixa frequência do eleitorado para fazer a biometria, Juiz realiza reunião com alguns vereadores dos três municípios que compõem a 110ª Eleitoral, para intensificar divulgação sobre o cadastramento biométrico obrigatório.

Nesta quarta-feira, 09, às 15:00h, no Salão do Fórum de Ribeira do Pombal, o Juiz, Dr. César Augusto Carvalho de Figueiredo, responsável pela 110ª Eleitoral, reuniu-se com vereadores situacionistas e oposicionistas de Ribeira do Pombal, Banzaê e Heliópolis para definir ações com o objetivo de intensificar a divulgação ao eleitorado dos três municípios que compõem a 110ª Eleitoral sobre o cadastramento biométrico obrigatório, cujo prazo se encerra em 31 de janeiro de 2018.

O magistrado, no encontro, disse que o convite foi feito aos vereadores por serem eles os agentes políticos mais próximos das comunidades, para deixá-los cientes da realidade no sentido de que possam ajudar em seus respectivos municípios para que um maior número de eleitores possa fazer o seu cadastramento biométrico.

Na oportunidade o magistrado ainda informou que a presença de eleitores para fazer o cadastramento biométrico está bem abaixo daquela observada nos primeiros meses quando o atendimento foi iniciado, e é preciso intensificar a divulgação junto ao eleitorado para que ele não deixe para última hora, tendo que enfrentar filas ou até mesmo perder o prazo e ter o titulo cancelado, o que lhe acarretaria não só a impossibilidade de votar nas próximas eleições, como também ter restrições no CPF, ficando impedidos assim de movimentar contas bancárias, realizar ou renovar cadastro de benefícios sociais, como Bolsa Família, BPC- Benefício de Prestação Continuada, recebimento de aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, e ainda não poder fazer matrícula em instituição de ensino superior ou tomar posse em cargo público, entre outros impedimentos.

Os vereadores que participaram do encontro, também demonstraram preocupação com a baixa frequência de eleitores para realizar a biometria e sinalizaram para o magistrado que vão atuar junto aos seus respectivos munícipes, fazendo uma divulgação mais intensa e um trabalho corpo a corpo tendo em vista mobilizar o maior número de eleitores a agilizar o mais rápido possível o cadastramento biométrico, evitando assim a correria de última hora e o risco de ter seu título cancelado.

VEREADORES1 - Em reunião com vereadores, Juiz discute ações para acelerar cadastramento biométrico

Até agora dos 63.635 eleitores registrados nos três municípios, apenas 27.894, ou seja, 43, 83% compareceram para fazer o recadastramento biométrico. Ribeira do Pombal que tem um eleitorado de 41.323, destes apenas 19.561, ou seja 47,33%,  atenderam à convocação, restando ainda 21.762 eleitores a regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Dos 12. 115 eleitores de Heliópolis, onde existe um posto de atendimento, 4.877, ou seja 40,25%, já foram biometrizados, sendo que 7.238 ainda não compareceram para fazer o recadastramento.

Banzaê é o que apresenta o menor número de biometrizados. Até agora só 3.456 dos 10.197 eleitores compareceram para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, o que representa apenas 33,89% de todo seu eleitorado. Até setembro o município deve receber dois kits biométricos, e o eleitor poderá ser atendido na sua cidade. Mas até lá é importante que ele compareça ao Fórum Eleitoral em Ribeira do Pombal para adiantar a sua biometria.

 

O cadastramento biométrico é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e turno da tarde é o que vem registrando a menor presença de eleitores, sendo, portanto, o melhor momento para o eleitor fazer sua biometria sem enfrentar grandes filas, principalmente os moradores da sede de Ribeira do Pombal ou aqueles  eleitores de Banzaê e Heliópolis que possam comparecer no turno vespertino ao Fórum Eleitoral de Ribeira do Pombal, localizado na Rua Evencia Brito, em frente ao Hospital do Rim.

Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio do número: (75) 3276-1985. O prazo para que os cidadãos realizem o procedimento é até 31 de janeiro de 2018.

Redação e fotos localhost/sitepombal