Na última terça-feira (16), a Secretaria de Saúde Lakcelma Costa divulgou, a confirmação de 14 casos, sendo 09 desses de uma mesma família. Logo Após a divulgação do caso, alguns moradores do distrito Vila Rodrigues (Barrocão), onde a família infectada tem casa e esta passando o isolamento domiciliar, demonstraram preocupação por conta de rumores relacionados à família.

“Eu tô acompanhando assim no facebook e alguns grupos de Whatsapp e ta todo mundo muito revoltado com essa família, sabe? O povoado, sabe? principalmente as pessoas que não moram aqui, que também tem familiares aqui e que gostariam de ter vindo, óbvio, porque aqui é um lugar pequeno e não tem comparação com uma cidade grande em relação ao contágio. Mas não vieram porque entendem, que é uma situação completamente delicada, você não vai esta expondo um povoado ao vírus.” Relatou uma moradora.

Uma das pessoas infectadas em entrevista a redação da Pombal FM, relatou como foi a chegada ao interior da Bahia.

“A gente fez uma viagem por precisão mesmo, estava de férias, minha mãe estava em São Paulo e precisava voltar para aqui para Pombal. Então a gente trouxe ela de veículo próprio, pra casa dela, chegamos aqui no sábado assim que a gente chegou era por volta de 2 horas da tarde, entre 15h00 e 14h00horas da tarde. Quando foi umas 15 horas o pessoal da agente da saúde já vieram aqui, Claro, que estavam passando por aqui e tal e já começou um monitoramento com todos nós aqui, né? E aí deixaram a gente no isolamento. E aí do decorrer de sábado até entre segunda e terça uma da família começou a se sentir mal com dores no corpo, apenas dores no corpo.”

A população acredita que a família fez um churrasco, e dessa forma tenha colocado outras pessoas em risco no distrito. Mas em declaração, a infectada afirma: “ quando foi no domingo fizemos um almoço entre nós mesmo, porque lá em São Paulo temos costume de fazer todo domingo um churrasco para almoçar, já tinha carne em casa que meu pai já tinha deixado comprado para almoçarmos, comemos e ficamos no quintal ouvindo música nos mesmo, as pessoas passavam pelo portão cumprimentava a gente da rua e foi passado isso o domingo e aí na segunda-feira já começaram a ligar para gente, falando de denuncias e denuncias acusando falando de gente da nossa família que a gente nem viu ainda. “

Um dos familiares das pessoas infectadas informou que a família esta sofrendo com as difamações e acusações por conta dos rumores envolvendo a quebra do isolamento domiciliar. Práticas recorrentes em muitos municípios, onde suspeitos, infectados e familiares sofrem com a descriminação por conta da contaminação do vírus.  

Salientamos que a divulgação dos nomes dos entrevistados não foi apresentada com intuito, dada as circunstâncias, de preservar a identidade de todos os entrevistados.

Redação: Pombal FM