De acordo com a polícia federal o golpe que é praticado por hackers, já soma dezenas de denúncias na Bahia.
Com a finalidade de ajudar os brasileiros durante a pandemia,o auxílio emergencial passou a ser disponibilizado pelo governo federal em abril deste ano, entretanto alguns cidadãos não puderam receber a quantia de direito, pois foram vítimas de um golpe.
As denuncias estão sendo feitas em vários lugares da Bahia, e tem se repetido em todo o Brasil, ao chegar o aviso de que a retirada do auxilio já está disponível, o cidadão vai à agência e chegando lá consta já ter sacado o dinheiro ou então feito pagamentos com o valor recebido.
Os hackers conseguem ter acesso à conta da vítima registrando um novo e-mail e/ou telefone no aplicativo desse modo conseguem transferir o valor do auxilio e fazer uso dele. Em Ribeira do Pombal/BA, apenas nesta segunda-feira (15), três pessoas prestaram queixa e o número de denúncias sobe para 15.
De acordo com o artigo 171 do Código Penal, classifica-se como estelionato obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro ou qualquer outro meio fraudulento. A pena para este crime é de um a cinco anos de reclusão, mais o pagamento de multa.
A polícia civil orienta que para denunciar o crime as vítimas liguem para número 121, que é o número da Dataprev, empresa responsável por analisar candidatos ao recebimento do auxílio e para fazer o Boletim de ocorrência entrem em contato por meio do site www.delegaciainterativa.am.gov.br.