De acordo com o grupo, um homem gay teria sido impedido de doar sangue na unidade de Senhor do Bonfim, município no norte da Bahia
O Grupo Gay da Bahia compartilhou através de suas redes sociais, uma denúncia de homofobia contra a Hemoba. De acordo com o grupo, um homem gay teria sido impedido de doar sangue na unidade de Senhor do Bonfim, município no norte da Bahia.
A publicação compartilhada pela entidade no sábado (8) reproduz um relato do profissional. Segundo ele, mesmo mostrando todos os exames que comprovariam sua aptidão, por ser um homem gay, a equipe não realizou a coleta do seu sangue. “Mesmo com todos meus exames de DSTs [doenças sexualmente transmissíveis] atualizados, não aceitaram”, escreveu.
Hemoba se pronuncia
De acordo com a Hemoba, os critérios seguidos na triagem médica são os mesmos para todos os voluntários, independente da identidade de gênero e orientação sexual.
Após decisão do STF em junho de 2020, a pergunta sobre “relação sexual de homem com outro homem nos últimos 12 meses” foi excluída do questionário de triagem clínica para a doação de sangue.
Ainda segundo o órgão, a triagem médica é sigilosa e, por isso, o motivo de inaptidão do homem não pode ser revelado.
Fonte: Bahia.Ba