O Hospital Geral Santa Tereza nos últimos anos vem ganhando espaço na mídia em nível de estado. Na eleição de 2014, na campanha em que resultou na vitória de Rui Costa para governador, a unidade hospitalar regional apareceu em alguns programas do horário eleitoral tanto de Rui quanto de Paulo Souto. Na ocasião, os marqueteiros de Souto reivindicavam para ele a construção do HGST, enquanto que os marqueteiros de Rui rebatiam dizendo que o hospital já existia antes de Souto ser governador.
O ano passado e este ano o Hospital Geral Santa Tereza também invadiu os noticiários das rádios, sites e blogs da cidade, da região e de Salvador em virtude da crise no atendimento devido a insatisfação dos médicos com as condições de trabalho e salários em atraso, situação denunciada em carta aberta assinada por membros do corpo médico que trabalha na unidade.
E agora o nome do HGST aparece numa lista de 16 unidades hospitalares que estão com contratações irregulares, conforme Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, que pediu o estabelecimento de multa diária de R$ 100 mil para o governador, Rui Costa, e o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, em caso de descumprimento do pedido de tutela antecipada para a regularização contratual de 16 hospitais da Bahia, a maior parte deles no interior do estado, que tem contrato com a SESAB.
De acordo com o MP-BA, das 21 unidades em parcerias mantidas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 12 estão sendo pagas por indenização, três se encontram com o prazo de vigência expirado e em processo de prorrogação em andamento e um por contratação emergencial. A ação foi avaliada pelas promotoras Rita Tourinho e Patrícia Medrado em R$ 1 bilhão
Confira as unidades hospitalares que segundo o Ministério Público estão com irregularidades contratuais: Hospital Geral Santa Tereza (Ribeira do Pombal), Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, Hospital Regional de Ibotirama, Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Porto Seguro, Hospital Professor Carvalho Luz, Hospital Professor Eládio Lassérre, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Estadual da Criança, Hospital do Oeste (Barreiras), Hospital Regional de Castro Alves, Maternidade de Referência, Hospital São Jorge e Hospital Regional Doutor Mário Dourado Sobrinho.
Redação Pombal FM com informações do Bahia Notícias.