Na manhã dessa quinta-feira (20/01), o programa Voz da Cidade — Rádio Pombal FM, entrevistou Rodrigo Hagge, prefeito de Itapetinga, município que fica a 575 KM de Salvador e uma das cidades afetadas pelas chuvas que atingem a Bahia.
Hagge, conta que recebeu as primeiras informações sobre a situação das chuvas no distrito do município, Bandeira do Colônia, na noite de véspera do Natal, e que para a sua surpresa o nível da água estava muito mais alto do que havia imaginado. O rio Catolé, que passa por Itapetinga, transbordou e inundou parte do município, “foi caótico…e nós não estávamos preparados e nem imaginávamos como agir em uma situação de desespero como essa”, afirmou Hagge.
Com o rompimento da barragem, o rio Catolé invadiu várias residências no município e cerca de 3.500 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas. Ainda segundo o prefeito, Itapetinga recebeu um grande volume de doações das empresas e sociedade civil de todo o Brasil; 5.000 cestas básicas. O auxílio com alimentação para a população está sendo monitorado pela prefeitura e deverá durar por pelo menos 90 dias.
Passados mais de 20 dias das chuvas, o município já se organiza por meio do programa ‘Itapetinga de volta pra casa’ que se propõe ajudar as 3.500 pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas, a reconstruir as suas vidas com dignidade. Atualmente, nenhuma família encontra-se em abrigo provisório pois, por meio do programa, casas fora de riscos foram reparadas e aqueles que tiveram suas residências demolidas, estão em casas alugadas, além de receberem doações como fogões, colchões, travesseiros, água potável, kit de higiene e limpeza.