Nunca se falou tanto em homicídios e tráfico de drogas, como atualmente em Ribeira do Pombal. É visível o medo na face dos moradores da cidade, que não sabem o dia nem o horário que podem sair de casa tranquilos, por desconfiança de que possam se tornar vítimas do crime organizado.
É fato que Ribeira do Pombal vive um dos momentos mais críticos no que se diz respeito à Segurança Pública, e o principal motivo é o fato dos números apontarem que a cidade outrora pacata, se tornou violenta, pois de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), para uma cidade ser considerada segura, teria que registrar no máximo 10 homicídios a cada 100.000 habitantes. Ribeira do Pombal tem um pouco mais que 50.000 habitantes, e em apenas oito meses do corrente ano, já registrou essa quantidade de assassinatos, ou seja, o dobro do indicado no levantamento.
Mas a ONU também teria recomendado que para que a população se sentisse segura de fato, seria necessário no mínimo 1 policial para cada 250 habitantes. Partindo da ideia de que Ribeira do Pombal tenha 50.000 habitantes, seriam necessários no mínimo 200 policiais.
Os dados acima citados não servem para serem tomados como base de cálculo se determinada cidade está violenta ou não, já que em ambos os casos estão muito distantes da realidade. Porém não se deve cruzar os braços e afirmar que a sociedade vive em paz, mesmo porque até certo tempo atrás, esses acontecimentos não faziam parte da vida cotidiana dos pombalenses.
A Seguir alguns pontos a serem considerados.
CAUSA
O que se fala é que Ribeira do Pombal vive uma guerra entre duas facções que comandam o crime organizado na cidade, onde o foco é o tráfico de drogas. Vale ressaltar que esse problema não é exclusividade pombalense, pois esse tipo de crime tem incomodado bastante todos os Secretários de Segurança Pública dos Estados da nossa Federação.
Isso quer dizer que, por mais que esse crime seja combatido numa determinada cidade, não significa que será exterminado. No caso de Ribeira do Pombal, as referidas facções não possuem um núcleo na cidade, mas sim uma espécie de “filial”, que prestam serviços para grandes traficantes que comandam das grandes Capitais.
HOMICÍDIOS
Até o momento Ribeira do Pombal registrou 10 homicídios somente em 2015. Desses, 04 estão relacionados diretamente com o tráfico de drogas, 02 relacionados à retaliação popular (justiça com as próprias mãos), 02 latrocínios, 01 desentendimento (discussão que resultou em morte), e 01 ainda sob investigação.
O curioso que nos 04 homicídios ligados ao tráfico de drogas, todos os envolvidos já tinham passagem pela polícia, sendo que 02 foram presos ainda em 2015, e já estavam gozando da liberdade. Veja os Links
Alexsandro de Melo da Silva, 17 anos, morto no dia 12/07/2015
Foi preso em Tucano no dia 29/03/2015, com um veículo que teria sido roubado em Feira de Santana. Relembre
Maicon Silva da Cruz, 16 anos, morto no dia 25/07/2015
Apreendido no dia 21/01/2015, numa operação policial contra o tráfico de drogas. Relembre
PODERIA SER PIOR!
Além dos Homicídios consumados foram registradas 11 Tentativas. Dessas, 04 estão relacionadas ao Tráfico de Drogas, 01 Maria da Penha, e 06 por motivos desconhecidos.
Assim como nos casos dos Homicídios, todas as tentativas relacionadas ao Tráfico de drogas foram contra pessoas que acumulam passagens policiais.
Se apenas 05 dessas tentativas tivessem sido consumadas, Ribeira do Pombal teria ultrapassado já em Agosto de 2015, o número de homicídios dos últimos anos.
AUTORIDADES
Mas fica a pergunta: O que as autoridades têm feito para combater o crescimento da criminalidade? O site POMBAL ALERTA fez um levantamento baseado em matérias publicadas no referido Canal de Comunicação, chegando aos seguintes dados:
Justiça: Recentemente a Justiça pombalense condenou o Estado da Bahia a disponibilizar mais 126 policias para o município, sendo 110 militares e 16 civis. Na decisão foi estabelecido também que o Governo deverá ampliar a carceragem da Delegacia local, além de disponibilizar viaturas novas.
Polícia: Em 2015 foram registradas 88 prisões relacionadas à: Homicídios, Tentativas de Homicídio, Porte Ilegal de Arma de Fogo e Tráfico de Drogas. Foram pontuados apenas esses crimes, por considerar que estão relacionados diretamente ao aumento de homicídios. Em alguns desses casos, foram constatadas reincidências, ou seja, a mesma pessoa foi presa mais de uma vez. Como é o caso da dupla presa em 2013, suspeita de cometer um homicídio contra Fernando Ferreira Costa (Fernando Neguinho), e em menos de dois anos tanto
Nelsinho, quanto Israel foram presos novamente, enquanto conviviam livremente em meio à sociedade.
Políticos: Numa iniciativa digna de elogios, a Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal promoverá uma Audiência Pública que debaterá os acontecimentos atuais, voltados a Segurança Pública do Município. A reunião que acontecerá às 19:00hs de terça-feira, 18, será de grande importância, podendo ser considerada mais uma medida de combate à violência. Nesta segunda-feira, 17, o prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, membros do CONSEG (Conselho de Segurança do município), e vereadores da situação, estiveram reunidos com o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, onde levaram ao conhecimento do mesmo a realidade pombalense, pedindo providências para possíveis mudanças neste quadro.
A QUEM INTERESSA?
A Segurança Pública não deve ser preocupação apenas das autoridades. Todos, sem exceção, precisam se mobilizar para combater o avanço da criminalidade.
Se é perceptível o temor da sociedade, essa mesma sociedade precisa se unir as autoridades expondo o que pensa, não apenas com críticas, mas o mais importante, com sugestões de melhorias, além de participação direta, através de denúncias, que podem ser feitas de forma anônima.
O que se espera nesta terça-feira, 18, na Câmara de Vereadores, é que Justiça, Polícia, Políticos, e SOCIEDADE, unam forças, se tornando mais organizados que o crime.
Que Ribeira do Pombal possa alcançar a PAZ tão desejada!
Redação: Pombal Alerta