Onze prefeituráveis são barrados no TRE-BA pela Lei da Ficha Limpa

Quarenta e seis candidaturas a prefeito de diversos municípios baianos já foram inabilitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Levantamento feito pelo bahia.ba, na manhã desta segunda-feira (12), revela que, até o momento, há 12 casos de renúncia – inclusive do ex-deputado federal Edson Pimenta (PSD) em Ibicoara –, um postulante falecido – Padre Apparecido (PRTB), em Teixeira de Freitas – e até dois que declararam não ter conhecimento da inscrição para a disputa municipal – Dico de Edmundo (PT), em Maracás, e Fernando (PMDB), em Paramirim.

Entre os indeferidos, há três referentes à impugnação de toda a chapa majoritária e 11 registros de impedimento em função da Lei da Ficha Limpa: Alfredinho (PDT) e Dionízio (PSD), em Sítio do Mato; Almeida (PSD), em São João do Jacuípe; Boinha (PSL), em Canavieiras; Dagmar Nogueira (DEM), em Casa Nova; Padre Deoclides (PT), em Serra do Ramalho; Corró (Pros), em Marcionílio Souza; Ioná Queiroz (PT), em Camamu; Aldemir (PRB), em Esplanada; Moacyr (DEM), em Uruçuca; e Orlando Filho (PSDB), em Buerarema. Há ainda um episódio computado de abuso de poder econômico, com Francisco Irmão (SD), em Camaçari. Já a impugnação de Fernando Gomes(DEM), em Itabuna, ainda não consta no site do TRE.

O partido campeão de indeferimento é o PT, com cinco ocorrências, duas delas referentes à Ficha Limpa, seguido do PSD, com quatro casos, dois de Ficha Limpa, PSOL (4) e DEM (3), dois de Ficha Limpa. Conforme os dados oficiais, apenas um prefeiturável entre os inaptos ingressou com recurso para contestar a decisão do TSE. Confira a lista abaixo:

eleição - Onze prefeituráveis são barrados no TRE-BA pela Lei da Ficha Limpa

Fonte: Bahia.ba