O Tríduo Pascal, os três dias em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, começa nesta Quinta-Feira Santa, às 19:30, na Igreja Matriz de Santa Tereza com a Celebração do Lava Pés, e segue na Sexta-Feira, às 17h:00, com a Celebração da Paixão e da Cruz, culminando com uma Missa, a partir das 21:00 do Sábado de Aleluia com a Celebração do Círio Pascal, da Procissão do Fogo, que vai sair da Igreja Velha até a Igreja Nova. Já a Missa do Domingo de Pascoa será celebrada às 19:30.
Em entrevista no Programa Rádio Revista na manhã desta Quarta-Feira, 12, o Padre da Paróquia de Ribeira do Pombal, José Antônio, disse que a Semana Santa no mundo inteiro é o momento maior de toda a vida litúrgica da Igreja por representar a Celebração da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Padre José Antônio
Ainda segundo o Sacerdote, durante o período da Quaresma a Igreja faz um chamado aos fiéis à penitência pela tríade do jejum, da esmola e da prática da caridade, uma forma de levá-los à conversão da vida. A Quaresma é uma preparação de 40 dias para as celebrações do Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira e termina no Sábado de Aleluia.
Para o Pároco o mundo moderno vem acarretando algumas dificuldades para a Igreja no contexto mundial, pois uma geração não foi alcançada pela catequese. “Nós temos uma parcela da sociedade que tem um indiferentismo religioso muito grande”, observa o Padre, lamentando o fato de que na paróquia local menos de 1% da população participa ativamente da vida da Igreja.
Para o Padre José Antônio a Igreja, no mundo, falhou na catequese, por isso o Papa Francisco lançou o Documento A Alegria do Evangelho, convidando a todos para uma Igreja em missão.
Redação pombafm.com.br
Foto: Face da Diocese de Paulo Afonso