Paulo Afonso tem um caso de investigação para Coronavírus (Covid- 19)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que uma pessoa está em fase de investigação para o novo Coronavírus (Covid-19) em Paulo Afonso. Trata-se de uma mulher de 23 anos, que já está sendo monitorada pela equipe de Vigilância Sanitária Municipal.

A paciente relatou histórico de contato com uma pessoa que esteve na Itália, país com transmissão local do Covid-19. Diante do quadro apresentado, a Secretaria Municipal de Saúde manteve a mesma na ala de isolamento preparada no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), localizado no BTN.

Equipe do Laboratório Central (Lacen), de Paulo Afonso, já coletou material para o exame de detecção da doença e encaminhou para Salvador, onde emitirá resultado nas próximas 48 horas. A paciente e sua família foram orientadas a quarentena domiciliar, que deverá ser de 16 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e ficarão sendo monitoradas pela vigilância e a Atenção Básica.

De acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, inclusive seguindo os protocolos da OMS para Covid-19. “Ainda estamos investigando essa paciente, tendo em vista seu quadro e o contato com uma pessoa infectada que esteve na Itália recentemente. Ainda não temos nada confirmado e estaremos com a equipe de plantão para que possamos passar para a população a informação verídica, sem que haja especulações ou interferências que causem algum pânico na comunidade”, diz o secretário.

Ele reforça que desde as suspeitas dos casos na Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde vem tomando as providências necessárias, com alerta da população para os cuidados e prevenção, além de orientação caso haja suspeita de algum caso. O secretário explicou ainda que mobilizou uma ala no HMPA para o isolamento e tratamento dos pacientes e no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), um local está sendo preparado para o mesmo fim.

Ghiarone explica que dos municípios da região, Paulo Afonso é o único que possui plano de contingenciamento. “O plano prevê medidas para os fluxos de notificação, monitoramento de casos suspeitos, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Ubs) e os possíveis encaminhamentos para os hospitais de referência”, enfatiza.

Entre as medidas previstas no plano está a suspensão, durante cinco dias, das cirurgias eletivas, aquelas que não necessitam de urgência, tanto no HMPA como no HNAS. A ação deverá ser realizada a partir desta segunda-feira (16). Neste período, nas unidades hospitalares, estarão em atendimento as situações de urgência e emergência.
Garibalde ressalta que a utilização do álcool gel nos lugares de grande fluxo de pessoas também é uma medida necessária para evitar o contágio e que a Secretaria de Saúde já está adquirindo o produto para distribuir por todos os setores da Prefeitura, tendo em vista que são departamentos onde circulam centenas de pessoas diariamente.

Fonte: Ozildo Alves