O câncer de mama se tornou a forma mais comum da doença em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta é a primeira vez que este tipo de câncer chega a essa marca. Antes, o lugar era do câncer no pulmão.
Em entrevista coletiva na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (02), o especialista em câncer da OMS, Andre Ilbawi, confirmou a informação.
De acordo com ele, o tratamento da doença passou a ser prejudicado em metade dos países analisados devido a pandemia do novo coronavírus. Conforme Ilbawi, o que pode explicar a mudança é o atraso nos diagnósticos.
O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da OMS.
Neste Dia Mundial do Câncer 2021 (4 de fevereiro), a novidade é o “Desafio 21 dias para a mudança”, que mostrará como é possível alcançar um futuro mais saudável, um dia de cada vez. A ideia é que por meio de tarefas diárias, que vão desde mudanças de atitude – como comer mais verduras e legumes no almoço – até relaxar e agradecer, se alcance a melhora da saúde com a criação de hábitos saudáveis.
A modelo Daniela Sarahyba é a madrinha da campanha.
Foto: Carol Garcia/GOVBA