Quinta-feira, 11 de agosto de 1988 nascia a Rádio 10 da Bahia
Por Tony Santos*
Era uma quinta-feira, dia 11. O mês era Agosto. Corria o ano de 1988. Naquele dia, o esforço, a dedicação e a perseverança do advogado Hélio Brito, de Orlando Rodrigues, o Vivi, de Nilson Passos Brito, de Pedro Rodrigues, de Nailton Brito, de José Américo e Antonio Jorge Bastos Brito foram compensados com a entrada no ar da Rádio Pombal FM.
Era também a coroação de um trabalho que começara dois anos antes, em 1986, quando o grupo entrou e ganhou a concorrência com outros interessados em uma concessão de Radiodifusão do Ministério das Comunicações então comandado por Antonio Carlos Magalhães (1927 – 2007) em Ribeira do Pombal.
O primeiro transmissor da emissora – um WTK de 1kW foi adquirido em São Paulo. Logo depois, foi seguido pela aquisição de microfones, mesa de áudio, ‘pick-ups’ ou toca discos e outros equipamentos. Partiu-se então para a construção da Rádio física. Feita de tijolos, cimento, madeira e telhas. Terreno comprado das mãos de Orlando Rodrigues – um dos sócios – em plena avenida Pedro Rodrigues da Conceição, antiga Hildete Lomanto e pronto! Estava localizada a Pombal FM. Partiu-se então para a torre de transmissão. Um técnico trazido de Serrinha iniciou a montagem da rádio e, no dia 20 de junho de 1986, entrava no ar pela primeira vez, sem locutor e em fase experimental, a Pombal FM. A Rádio 10 da Bahia dava os seus primeiros passos.
No ar… Pombal FM!
Em 11 de agosto de 1988, após uma vistoria dos técnicos do DENTEL, a emissora recebeu a autorização oficial do órgão federal para entrar definitivamente no ar. Antônio Jorge Bastos Brito, primeiro diretor da emissora, teve dificuldades para encontrar, por aqui mesmo, profissionais com experiência em prática de locução. A solução foi trazer de outras paragens. Assim vieram para Pombal Edílson Costa, Hamilton Prata e Édson Brasil para comandar os primeiros programas da recém inaugurada emissora. Edilson Costa foi a primeira voz da Pombal FM. Joilson Costa, Pedro Mel, Carlos Krakatoa, Marcos Leone e Marck Viana também entram na história da Rádio 10 da Bahia como os primeiros pombalenses a fazer parte da equipe de locutores da emissora.
28 anos e muita história contada, cantada e pra cantar. Hoje, dirigida por Luciano Brito, um dos herdeiros do visionário advogado Hélio Brito, a Rádio 10 da Bahia tem a mesma garra de 28 anos atrás no talento, na desenvoltura e na mesma perseverança
dos seus fundadores, na equipe formada por Marck Viana, Tony Santos, Joilson Costa, Jota Godoy, Paulo Andrade, Cléber França, Éryka Souza e Edson.
Fazem parte da história da emissora, uma vez que com o seu sucesso dela muito colaboraram, Seu Totonho (primeiro funcionário), Maria José Rodrigues (primeira secretária), Seu Guilherme, José Sabérlio Dantas Rodrigues, o saudoso Ivan Brito e João Morais Oliveira (redatores), Hélio Costa, Cleisson Cardoso, Elisângela, Alexa, Ana Lúcia, Mônica, Vânia, Tacílio Costa e Borisvan. Ao completar 28 anos no ar, a Pombal FM agradece a todos que colaboraram e estão colaborando com essa história de sucesso. E, podem aguardar, vem muito mais coisas por aí. Aos 28 anos, a Pombal FM, a Rádio 10 da Bahia, está apenas começando.
* TONY SANTOS é radialista e professor.