O prefeito de Cícero Dantas, Ricardo Almeida Nunes da Silva, criticou o posicionamento dos vereadores José Erismar, conhecido por Nenem de Nedito, e Jackson Almeida, que se posicionaram contrariamente ao projeto de lei que tramita na Câmara Municipal da cidade e tem como objetivo autorizar o município a aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde, para discutir e participar de investimentos na saúde em nível regional, como a implantação de uma Policlínica para atender os moradores dos municípios consorciados.
Segundo Dr. Ricardo, os dois vereadores estão demonstrando desconhecimento sobre a matéria, que tem a orientação do governo do estado e já foi aprovada pela maioria dos municípios vizinhos.
Ainda, segundo o prefeito, o fato de Cícero Dantas receber a autorização da Câmara Municipal para participar de um consórcio de saúde em nível regional não significa que o município assumirá qualquer ônus com Ribeira do Pombal. Ele esclarece que a presença do município no consórcio é fundamental porque é a uma forma de sua administração ter legitimidade para participar dos debates e de reuniões que venham discutir ações para a saúde em nível regional, e assim poder fazer suas reivindicações.
“Como é que nós podemos reivindicar melhorias para saúde se nós não estamos autorizados pela casa legislativa”?, indaga o prefeito que ainda rebateu os dois vereadores quanto a acusação de que a participação de Cícero Dantas no Consórcio Intermunicipal de Saúde pode resultar no fim do atendimento no hospital da cidade.
Para o prefeito as declarações do vereadores Nenem de Nedito e Jacson Almeida de que a adesão do município ao consórcio vai esvaziar o Hospital Municipal não correspondem a verdade, pois sua administração conseguiu recursos através de emendas parlamentares para a reforma da unidade hospitalar, incluindo o centro cirúrgico e a sala de parto.
Dr Ricardo, além de rebater os vereadores, defendeu veementemente a aprovação do projeto por parte da Câmara de Vereadores de sua cidade, para que o município fique apto a participar do Consórcio Intermunicipal de Saúde e assim possa ter voz e vez nas discussões que envolvam investimentos para a saúde da região.
O prefeito se colocou ainda a disposição da população para os devidos esclarecimentos sobre a matéria atacada pelos dois vereadores.
Na última reunião realizada no dia 21 de março em Ribeira do Pombal para a discussão do Consórcio de Saúde uma comissão de secretários municipais de saúde foi formada e ficou decidido que os municípios participantes já vão apresentar os projetos de lei aprovados por suas respectivas casas legislativas no próximo dia 04.
Redação pombafm.com.br com informações e fotos do facebook da Prefeitura de Cícero Dantas