Desde o inicio da pandemia causada pelo COVID-19 (novo coronavírus), a procura de máscaras como medida de segurança fez com que ela sumissem das pratileiras, promovendo a escassez, até para o uso de profissionais da área de saúde, não só no Brasil mas no mundo todo.
Recetemente foi testado e autorizado a confecção de máscaras caseiras. A USP (Universidade de São Paulo) foi uma das institituições que testaram a eficácia de materiais que retém em até 97% o vírus.
Para de fato ser eficiente as máscaras caseiras precisam seguir algumas especificações: tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face, podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
A confecção de máscaras caseiras se tornou um fenômeno mundial, básicas, coloridas, divertidas ou não, qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Prefeituras como a de Cipó e Cicero-Dantas aderiram a confeccção de máscaras através de suas Secretarias de assistência social em conjunto com o CRAS (Centro de referência de Assistência Social), para distribuir a população em seus municípios.
Redação: Pombal FM