Na sua origem, índios, no curso da sua história todas as raças. Pombal Aldeia Sacos dos Morcegos, Pombal dos Kiriris, Pombal Freguesia, Pombal Santa Tereza de Canabrava de Jesus dos Kiriris, Pousada de viajantes, Pombal caminho do Rio São Francisco, Pombal Vila, Pombal Mirandela, Pombal Cipó, Pombal Ribeira do Pombal. Anexada, desmembrada, emancipada.
Nascida sob o signo católico, hoje sua fé envolve todas as religiões. Lugar de crenças, terra indígena, terra afro, terra branca, terra de todas as etnias, terra alegre, terra digna.
Pombal dos latifúndios, da cana de açúcar, dos senhores de engenho, Pombal da rapadura, da cachaça produzidas pela mão de obra negra escrava. Como sua história dialoga fortemente com a própria história do Brasil.
Pombal dos brejos, do tabuleiro, da caatinga, do sertão, do litoral.
Pombal visitada pela Coluna Prestes, por Lampião, Pombal ideológica, Pombal do Cangaço, Pombal da hospitalidade, da luta pela igualdade, Pombal da paz.
Terra da música, da orquestra, da Filarmônica. Pombal do 19 de setembro, Pombal do XV de Outubro,
Pombal de ontem, Pombal de hoje, Pombal do futuro, te amamos como és Pombal do Brasil, Pombal da Bahia, Pombal da Pombal Fm, Pombal de todos nós, cada vez maior, cada vez melhor, cada vez mais bonita. Ribeira do Pombal, parabéns pelos seus 85 anos de emancipação política.
Redação Rádio Pombal FM