O Kung Fu foi dividido em várias lutas e uma delas é o Boxe Chinês, uma modalidade que está crescendo em Ribeira do Pombal e tem como instrutor Victor Oliveira da Silva, formado pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu.
Victor está no 5º Nível Sanda (mãos livres) e 2º grau CHUAI JIAO e implantou sua academia, o Centro de Treinamento ChinaPom, em Ribeira do Pombal, há oito meses e conta no momento com aproximadamente cem alunos.
Victor Oliveira, o terceiro da esquerda para a direita, ao lado do Mestre Marcelino Mendes, da Federação Cearense Kung Fu Wushu, recebendo o certificado de formatura em SANDA.
Victor e o Mestre Marcelino
A graduação do Boxe Chinês é feita por nível e cada nível representa uma estrela inscrita no calção. As três primeiras estrelas têm o contorno em prata e representam o início das graduações. A partir daí, entra o período de instrução, e as estrelas ganham o contorno dourado. O período de uma graduação para outra pode ser de seis meses até dois anos.
Ele explica que a técnica do Boxe Chinês envolve socos, chutes e projeções (quedas). “O atleta pode socar, chutar e projetar quedas”. A prática da luta exige o uso de capacete, protetor bucal, colete, caneleira, coquilha, luva para os treinamentos. Já nas competições profissionais os atletas precisam apenas de protetor bucal, luva e coquilha.
Equipamentos para treinamento
O instrutor revelou que ficou surpreso com o desempenho dos lutadores de Ribeira do Pombal no Primeiro Campeonato Interestadual de WUSHU SANDA, realizado nos dias 28 e 29 de janeiro na quadra poliesportiva da Praça da Juventude. Quatro atletas participaram das lutas profissionais, sendo que dois foram campeões: Jorjão Quebra Pedra, na Categoria Absoluta, e Luiz Daniel, na Categoria até 85 quilos.
Luiz Daniel e Jorjão Quebra Pedra, atletas pombalenses, campeões do Primeiro Campeonato Interestadual WUSHU SANDA realizado em Ribeira do Pombal
Já a competição amadora contou com a participação de dez atletas da ChinaPom. Oito conquistaram medalhas de ouro e dois medalhas de prata. “Até os inciantes me surpreenderam nesse campeonato pela garra, pela força, e promete”, disse o instrutor em tom de muito otimismo.
A competição teve a participação de lutadores de cinco estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Sergipe, e seguiu as regras da Confederação Brasileira e contou com a presença do Mestre Marcelino Mendes, da Federação Cearense de Kung Fu Wushu, que segundo Victor, é o seu mestre e tem uma vasta experiência. Ele disse que o campeonato ainda contou uma equipe de socorristas, para garantir o atendimento aos competidores, e mesa de arbitragem.
. Mesa de Arbitragem do Primeiro Campeonato Interestadual de WUSHU SANDA
“Nosso intuito é divulgar o esporte e levar mais atletas para a próxima competição, que venha trazer mais vitória para Ribeira do Pombal”, ressaltando que não só o Boxe Chinês trouxe uma competição para Ribeira do Pombal, mas também o Jil-Jitsu, que realizou o Campeonato Brasileiro 2016, quando o lutador José Ailton, faixa marrom, foi o campeão.
Para quem deseja praticar o esporte, o instrutor recomenda fazer uma visita à Academia, localizada na Rua Rui Barbosa, atrás da Delicatessen Nobre. Depois a pessoa passa por uma avaliação para saber se tem algum problema cardíaco ou pressão alta. Estando tudo em ordem com a saúde, é só fazer uma aula experimental e começar a praticar o esporte, que ainda desenvolve a disciplina, o respeito à hierarquia e a auto-confiança. “O primeiro passo aqui é a humildade. Antes de qualquer coisa, tem que ser humilde para aprender”, alerta Victor.
Ele disse que o aspecto social também é importante e que alguns atletas que apresentavam desvio de conduta foram convidados a treinar de graça na sua academia, como forma de oferecer uma oportunidade para tirá-los das ruas, das drogas e do álcool, incluindo-os socialmente, um aspecto importante do qual o esporte não pode abrir mão.
Instrutor Victor no Centro de Treinamento ChianaPom no momento em que foi feita esta reportagem
Os dias de atividades do Centro de Treinamento ChinaPom, são segunda, quarta e sexta-feira. Já na terça, quinta e sábado acontecem o treinamento para Jiu Jitsu.
Redação localhost/sitepombal
Fotos: localhost/sitepombal e Centro de Treinamento ChinaPom