Ribeira do Pombal: Lixo um problema de todos nós.

O aumento populacional nas cidades, aliado a uma sociedade extremamente consumista, faz gerar vários problemas ambientais. O lixo urbano é um desses problemas. A destinação final do lixo nem sempre ocorre de forma correta, o lixo hospitalar, por exemplo, deve ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave (esterilização por meio de vapores) e ser isolado da população, porém, parte desse lixo é depositada em lixões a céu aberto, o que pode causar a proliferação de doenças.

Atendendo a varias reclamações da mudança de horário de coleta e descartes do lixo á noite, em Ribeira do Pombal, na Bahia, no Programa Voz da Cidade da rádio Pombal FM, a produção visitou o lixão da cidade que fica na área rural do Tabuleiro e colheu depoimentos de alguns catadores de recicláveis. No local, Também Identificamos vários materiais hospitalares, além de remédios veterinários que foram descartados de forma inadequada e um cenário desolador com pessoas trabalhando em meio a urubus, cães e outros bichos .

Assista a matéria especial:


Há onze anos, a lei federal nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabeleceu prazos para os municípios acabarem com os lixões a céu aberto, mas as cidades têm dificuldade para cumprir determinação.

A lei estabeleceu prazos para as cidades instalarem aterros sanitários.  as cidades que têm entre 50 e 100 mil habitantes como Ribeira do Pombal terminou em julho do ano passado. Os municípios com menos de 50 mil habitantes terminou este ano. Algumas cidades planejam contratar aterros privados para seguir a lei ou investir no modelo de consórcio como CISAN – O Consórcio Intermunicipal Do Semiárido Nordeste II entre cidades para usarem um mesmo aterro.

Apenas 43 cidades baianas têm aterros sanitários e 53 têm aterros controlados. O prefeito que não se adequar à lei pode ter problemas no futuro. Segundo o coordenador da Diretoria de Manejo de Resíduos Sólidos e de Águas Pluviais Urbanas da Sedur Mateus cunha, “Ele (o prefeito) pode responder de forma cível, criminal, crimes ambientais, e sanções administrativas. Ele pode ter o mandato dele inelegível para as próximas eleições”, Os prefeitos que compõe CISAN tem em sua frente um grande desafio que é enfrentar o problema e se adequar a lei.

O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis. Portanto, através de simples atitudes e mudanças de comportamento todos os habitantes podem colaborar para reduzir a produção de lixo.


Redação: Pombal FM