O primeiro caso de microcefalia foi registrado oficialmente em Ribeira do Pombal ,de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Uma moradora da zona rural do município de 26 anos, e que deu a luz a uma criança, na última quinta-feira, no Hospital Geral Santa Teresa.
De acordo com Ana Verena Andrade Santos, coordenadora da vigilância epidemiológica pombalense , a jovem puérpera, teve acompanhamento pré-natal realizando, inclusive, dois exames de ultrassonografias, não apresentando nenhuma anomalia no diagnóstico , porém, na hora do parto a equipe de obstetrícia foi surpreendida quando o bebê apresentou as características de microcefalia. Lembrando que a microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental.
Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.
Ainda de acordo com Ana Verena, a mulher pombalense teve zica vírus no segundo mês de gestação.
O caso de microcefalia do município de Ribeira do Pombal já entrou no SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificações, bem como a SESAB- Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.
Fonte: pombal Alerta