Começou nesta sexta, 10, o saque das contas inativas do FGTS. O trabalhador que faz aniversário em janeiro ou fevereiro e pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 do seu emprego com Carteira Assinada, já pode se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para sacar o valor do seu FGTS.
Na agência de Ribeira do Pombal, nesta sexta-feira por volta das 7:30 da manhã, das pessoas que estavam na fila apenas três estavam ali por causa do FGTS. Samara, que veio do município de Antas, era uma delas e disse à nossa reportagem que foi demitida por justa causa em 2013 quando trabalhava em São Paulo. Porém a jovem só poderá sacar o valor do FGTS a partir do dia 10 de abril porque o mês de seu nascimento é abril.
Samara veio de Antas só para buscar informações porque devido ao mês de nascimento, ela só poderá sacar o FGTS a partir de 10 de abril
Outra que estava na fila, mas não podia sacar os valores do FGTS nessa primeira fase, é Dona Evanir porque o mês do nascimento dela é março. Com a Carteira de Trabalho em mãos, ela estava ali em busca de informação para saber se de fato tem direito ao saque. Assim como Samara, Evanir só pode realizar o saque do FGTS a partir do dia 10 de abril.
Dona Evanir veio de Barrocas, Ribeira do Amparo, mas só poderá sacar em abril porque o mês de seu nascimento é março
Já Lucas cujo mês de aniversário é janeiro, disse que pediu demissão em 2013 da empresa onde trabalhou por um ano e oito meses em São Paulo. Ele chegou ainda cedo à agência e era o primeiro da fila e só estava esperando a agência abrir para fazer o saque. Lucas disse que vai usar o dinheiro para comprar fiapos de tecer redes e produtos de maior necessidade.
Lucas tem como mês de nascimento janeiro e chegou à agência logo cedo para sacar o valor do seu FGTS
Em entrevista na última quinta-feira o gerente da agência da Caixa Econômica Federal de Ribeira do Pombal, Gutembergue Campos, disse que a partir de segunda-feira a agência vai abrir uma hora mais cedo, a partir das 9:00 da manhã para atender aos trabalhadores que têm o direito a sacar os valores do FGTS das contas inativas. Segundo o gerente não haverá necessidade de a agência abrir aos sábados, uma vez que em um sábado do último mês fevereiro a agência abriu para essa finalidade e não houve uma procura significativa por parte do trabalhador, o que não compensa diante da estrutura exigida, como a questão da segurança e assuntos internos do banco, realizar o atendimento aos sábados já que a demanda é bastante reduzida.
Gutembergue ressaltou porém que a decisão sobre quais agências podem abrir aos sábados é do Banco Central e não depende da vontade da agência local. Ele reforçou a informação sobre o calendário de saque que é de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e este precisa está atento para saber em que mês ele poderá sacar os valores do FGTS da sua conta inativa e assim evitar ir a agência num dia que não esteja de acordo com a sua data de nascimento.
Redação e fotos localhost/sitepombal