De segunda-feira, 28, até quinta-feira, 01 de dezembro, será realizado em Ribeira do Pombal o Mutirão de Mamografia, como parte das atividades que vem sendo desenvolvidas desde o mês de outubro pelo Movimento Rosa/Azul, uma campanha que une o Outubro Rosa e o Novembro Azul.
Segundo a secretária municipal de saúde, Larissa Andrade Dias, nos quatro dias do mutirão, serão realizadas cerca de 140 mamografias por dia. Mas se a demanda for maior nenhuma mulher deixará de ser atendida.
Mulheres com idade entre 35 e 49 anos e aquelas acima dos 70 anos fazem parte do público alvo. As mulheres que não fazem parte dessas faixas etárias, podem agendar o exame na Central de Regulação da Secretaria Municipal.
O Mutirão de Mamografia será realizado no Centro de Saúde a partir das 8:00 da manhã e não precisa de requisição.
Glaucoma
Larissa informou também que no dia 14 de dezembro, será realizado o Mutirão do Glaucoma, quando será feito mais um rastreamento do Glaucoma nos pacientes com 50 anos ou mais. Já que têm diabetes, hipertensão, miopia ou é uma pessoa monocular (que enxerga só com um olho), mesmo que não tenha 50 anos ainda, poderá fazer o exame.
O paciente que apresentar a doença, a cada três meses, indo à Secretaria de Saúde, receberá o colírio gratuitamente, pois muitos pacientes não podem comprar por ser muito caro.
Documentos
Para participar a pessoa deve comparecer no dia do atendimento dos respectivos mutirões com xerox do Cartão SUS, RG, comprovante de residência.
No caso do Mutirão do Glaucoma, a pessoa participa de uma triagem e passa por uma avaliação com o oftalmologista e faz uma série de exames.
Tuberculose
A secretária aproveitou para informar que o município não passa por uma epidemia de tuberculose. Até agora foram registrados 14 casos, sendo que sete pacientes já passaram por tratamento e os outros estão sendo tratados, inclusive o detento que apresentou a doença, uma vez que a população carcerária é muito suscetível à doença.
Ela disse que o município conta com uma Pneumologista para acompanhar os pacientes e disponibiliza exames de PPD e de Baciloscopia para todos os pacientes suspeitos de estarem com a doença.
“O município de Ribeira do Pombal, em relação à tuberculose, não vive uma epidemia”, esclarece a secretária
Redação e foto localhost/sitepombal