SECRETÁRIO FALA SOBRE POÇOS ARTESIANOS, POLUIÇÃO SONORA E DERRUBADA DE ÁRVORES

Poços artesianos

O secretário municipal de Meio Ambiente, Victor Cruz, disse que a secretaria tem uma equipe que vem trabalhando para solucionar os diversos problemas apresentados nos poços artesianos que abastecem as comunidade rurais de Ribeira do Pombal. Ele pediu aos  moradores onde os poços apresentem problemas, que procurem comunicar de imediato à Secretaria de Meio Ambiente, que a equipe de recursos hídricos está preparada, para resolver as demandas em até cinco dias, podendo variar esse prazo a depender do caso.

João do Alto e Alto Santo Antônio

O secretário informou que o abastecimento de água no Alto Santo Antônio e João do Alto, a partir do ano que vem, passará a ser de responsabilidade da Embasa, conforme conversa do supervisor da empresa com o prefeito Ricardo Maia há poucos dias.

VITOR E TONY 1 1024x768 - SECRETÁRIO FALA SOBRE POÇOS ARTESIANOS, POLUIÇÃO SONORA E DERRUBADA DE ÁRVORES

Victor Cruz, secretário de meio ambiente, Tony Santos, e Bruno Souza, diretor e recursos hídricos 

Poluição sonora 

Quando perguntado sobre a poluição sonora, Victor disse que existe um projeto para o ano que vem que vai regularizar os carros de som, assim como ocorreu durante o período da propaganda eleitoral na última eleição, quando todos os veículos de publicidade se adequaram. Ele chamou a atenção de que haverá a necessidade de ter autorização, por parte da Secretaria do Meio Ambiente, de licença ambiental, aferição do volume e regularização de todos os veículos, o mesmo valendo também para espaços de festas, bares, paredões, entre outros.

Victor reconhece que o problema da poluição sonora existe e é demasiado, mas que as providências serão tomadas, inclusive, para isso a secretaria já tem, desde setembro, um decibelímetro, para aferição da pressão sonora. “Já estamos fazendo o projeto, pra gente entrar em ação a partir do ano que vem”, disse o secretário, acrescentando que conta para isso com a colaboração da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Inclusive já houve uma reunião com o novo promotor, não só para discutir o problema da poluição sonora, mas outros cuja solução cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ele pediu que as reclamações sejam encaminhadas primeiramente à secretaria e que as pessoas só procurem as emissoras de rádio ou a promotoria, caso o problema não seja resolvido após a reclamação ser protocolada na secretaria. “Primeiro tem que chegar na Secretaria de Meio Ambiente. Como é que eu vou resolver uma coisa que eu não tenho ciência, que eu não sei se está acontecendo?”, indagou.

Árvores arrancadas 

Sobre a reclamação recebida por nossa reportagem de que árvores foram arrancadas na Rua Salustiano Barreto Mendonça, o secretário disse que isso procede, mas que elas foram arrancadas com a autorização da Secretaria de Meio Ambiente porque as raízes delas estavam atingindo uma encanação de fossa e banheiros. Porém ele alertou que árvores só podem ser derrubadas com a autorização da secretaria depois de feito um levantamento técnico e pediu a população para denunciar eventuais situações nesse sentido, chamando atenção que para cada árvore derrubada, mesmo com autorização, cinco devem ser plantadas, como aconteceu no caso da Rua Salustiano Barreto Mendonça.

Diretor de Recursos Hídricos 

O Diretor de Recursos Hídricos, Bruno Souza Messias, disse que o maior desafio enfrentado pela equipe técnica que trabalha na manutenção dos poços artesianos na zona rual de Ribeira do Pombal, é devido o sistema elétrico para o funcionamento das bombas ser monofásico, provocando frequentes quedas de energia, o que acaba danificando as bombas.

Ele disse ainda que um grande número de poços artesianos têm o abastecimento prejudicado porque as oscilações de energia acabam também desarmando os disjuntores, e nestes casos a solução é simples, basta a secretaria ser comunicada que o técnico vai até o local para reativá-los. “Uma coisa tão simples (de ser resolvida), às vezes, passa três, quatro dias com a bomba desligada devido a um disjuntor”, disse Bruno chamando atenção para que quanto mais cedo a secretaria for comunicada, mas rápido o problema será resolvido.

Bruno informou que esta semana ele estará trabalhando para resolver problemas nos poços do Areal (parte elétrica), Cajazeira ( capacitores) e do Barro Vermelho (instalação de bomba).

Redação e fotos localhost/sitepombal