SERTÃO AGONIZA COM A SECA

A coluna Tempo Presente, assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos, do Jornal A Tarde, no último domingo, 23, destaca que 2016, segundo a Nasa, será mais quente do que 2015. Por isso a deputada Fátima Nunes, que conhece profundamente a situação do sertão baiano, acredita que o cenário continuará desalentador para os sertanejos.

Segundo a deputada “antigamente tínhamos seca de seis em seis anos, às vezes de oito. Agora a seca começou em 2013 e se instalou. As chuvas que vieram foram pouquíssimas. […] Em breve os carros- pipa terão que ir buscar água no São Francisco. São anos seguidos de redução dos índices de pluviosidade”, diz a deputada.

Apesar de a matéria não mencionar nada sobre a situação da nossa microrregião, sabe-se que mesmo não passando por uma situação tão dramática quanto o alto sertão da Bahia, mas depois do drama da seca de 2013 que resultou na perda praticamente de todo o rebanho, Ribeira do Pombal e os municípios vizinhos passaram por invernos e verões com poucas chuvas. Este ano, por exemplo, as lavouras de milho e feijão foram perdidas, os pastos e aguadas secaram e as comunidades rurais já começaram a sofrer com a falta d’água.

Redação Pombal FM com informações do Jornal A Tarde