A estiagem que castiga o município foi o assunto que dominou os discursos dos vereadores nesta segunda-feira, 06, na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Ribeira do Pombal.
Antes do prefeito Ricardo Maia ler sua mensagem, o presidente da Casa Legislativa, Elias Brasil, franqueou a palavra aos vereadores por três minutos. Os vereadores Netinho, Nathan Brito, Pedro Rodrigues da Conceição Neto (Peu), Miranda e Irmão Ezequias falaram sobre os estragos que a seca vem causando, principalmente na zona rual.
Netinho disse que é preciso a elaboração de projetos que possam amenizar os efeitos da estiagem que arrasou as cadeias produtivas.
O vereador Nathan falou da importância de se fazer a limpeza de aguadas públicas e disse que a situação é tão dramática que a água dos poços artesianos está sendo dividida entre o consumo humano e animal.
Já o vereador Peu disse que a estiagem que se vive agora é um prolongamento da seca de 2012 e sugeriu aos pares da casa a criação de uma comissão da seca, para acompanhar mais de perto as dificuldades que os produtores estão passando e buscar soluções que possam amenizar o sofrimento.
Miranda disse que vem acompanhado o drama da estiagem e garantiu que a prefeitura não está parada em relação ao problema e já traçou planos para enfrentá-lo.
O irmão Ezequias falou que de fato o debate sobre a seca é oportuno diante das graves perdas e danos que ela está causando, mas vem acompanhando o trabalho do prefeito Ricardo Maia e garantiu que ele está atento e executando ações para tentar amenizar os seus efeitos. Ezequias ressaltou que como funcionário da CERB e com o conhecimento que tem da realidade vai atuar para o melhoramento dos poços artesianos.
Redação e fotos localhost/sitepombal