Ellen Santana Silva é torcedora do Corinthians, mas para essa reportagem ela vestiu a camisa do Vasco da Gama, uma homenagem a sua mãe, que torce pelo cruzmaltino.
Seu contato com a bola começou como a de muitas garotas Brasil afora, jogando nas ruas, onde meninos e meninas se misturam para bater aquele baba. Mas como talento não se esconde por muito tempo, não demorou para ser descoberta pelo Professor Josa, que a levou para a Escolinha de Futebol Ponto Gol, quando ela ainda tinha 11 anos de idade.
Foi do Professor Josa que Ellen, hoje com 18 anos, recebeu as primeiras orientações técnicas e disso ela nunca esquece e mesmo estando no momento jogando pelo São Francisco do Conde, principal equipe do Norte/Nordeste de futebol feminino, ela agradece tudo o que Josa fez e ainda continua fazendo para que sua carreira como jogadora de futebol possa ir mais longe, como o sonho de chegar à Seleção Brasileira e o de conquistar um título nacional.
Antes de atuar pela equipe de São Francisco do Conde, Ellen atuou um ano e meio pelo Vitória, onde conquistou o bicampeonato baiano. Mas foi pelo time do município da região metropolitana de Salvador que ela conquistou títulos, como o bicampeonato baiano em 2105 e 2016, sendo inclusive vice-artilheira da competição, jogando como meia atacante, sua posição de origem.
Com contrato com o São Francisco do Conde até agosto deste ano, Ellen, que está de férias em Ribeira do Pombal, sua cidade natal, volta aos treinamentos na próxima semana e está muito confiante de que terá um bom desempenho na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, competições que ela inclusive já disputou, e também no próximo Campeonato Baiano, certame que o seu time não conseguiu chegar à final este ano porque encarou, logo na semifinal, o time do Vitória, que está investindo forte no futebol feminino e assim conseguiu acabar com uma hegemonia de 14 anos de conquistas estaduais do time pelo qual a jogadora pombalense atua.
O professor Josa define Ellen como uma meia atacante talentosa, que sabe conduzir e passar bem a bola. Josa prefere ver a jogadora atuando mais centralizada, e é assim que ela tem feito muitos gols por ter um chute forte e certeiro que dificulta a vida das goleiras adversárias.
Professor Josa e Ellen Santana
O professor diz que o talento de Ellen vem de berço, já que a mãe jogou futebol, assim como o pai, hoje falecido. Os irmãos dela também têm afinidade com a bola, como Gaby Santana, outra atleta do Ponto GOL, na qual Josa deposita muita confiança no talento e entende que no futuro pode fazer tão bonito quanto Ellen vem fazendo nos gramados da Bahia e do Brasil.
Redação e fotos localhost/sitepombal