No último domingo, 1º, foi realizada a Sessão Solene que deu posse posse aos 14 vereadores que vão compor a Câmara Municipal na 18ª Legislatura da história do Poder Legislativo Pombalense.
A sessão foi presidida pelo vereador Nathan Passos Brito por ser o mais velho da casa. Depois do juramento, os vereadores foram empossados na seguinte ordem: Bal, Elias Brasil, Fábio, Jairo Monteiro, Zé Valdo, Netinho, Miranda, Marcelo Brito Nathan, Pedro Mel, Peu, Bebeto, Rone e Sérgio da Oficina.
O vereador Bebeto vai se licenciar para assumir a Secretaria de Administração e Finanças. A vaga de Bebeto será ocupada por Irmão Ezequias, que tomará posse ainda nesta segunda-feira.
Após a posse dos vereadores, Nathan Brito abriu a Sessão Solene para empossar o prefeito Ricardo Maia e o vice Alan Gonçalves de Souza. Antes da posse dos dois a Filarmônica XV de Outubro executou o Hino Nacional Brasileiro.
Filarmõnica XV de Outubro
Depois Ricardo e Alan fizeram o juramento e foram declarados empossados.
A palavra foi franqueada aos vereadores, ao prefeito e ao vice. Os vereadores da situação seguiram um discurso de fidelidade ao grupo político e de exaltação do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ricardo Maia. Já o vereadores da oposição disseram que farão uma oposição de responsabilidade votando tudo que for bom para a população.
Alan disse que é um orgulho muito grande ser vice mais uma vez da cidade onde nasceu e cresceu e destacou a nova mentalidade que permeia a política pombalense.
No discurso de posse, Ricardo Maia que está indo para o segundo mandato como prefeito, disse que é uma honra administrar o município pela segunda vez. Ele agradeceu os votos recebidos e falou que sua responsabilidade agora é ainda maior. Prometeu fazer ajustes para oferecer mais políticas públicas para a população. Garantiu avanços na educação, na saúde, inclusive com a implantação de um sistema online para marcação de exames e consultas.
Ricardo voltou a defender a formação do Consórcio de Municípios para administrar o Hospital Geral Santa Tereza. Ele também disse que os compromissos de pavimentar toda a cidade e sinalizar o trânsito são metas que serão cumpridas com certeza neste segundo mandato, entre outros investimentos como a Casa de Apoio, que, segundo ele, será implantada em Salvador para receber pacientes que precisam viajar para buscar atendimento na capital.
Na ocasião o prefeito também deu posse aos novos secretários.
Eleição da Câmara
Depois foi realizada a Sessão Extraordinária que elegeu a nova Mesa Diretora da Câmara. Apenas uma Chapa concorreu e com 11 votos a favor, Elias Brasil foi eleito presidente, Peu, vice-presidente, Nathan, primeiro secretário, e Zé Valdo, segundo secretário. Os três vereadores da oposição de abstiveram de votar. Esta é a segunda vez que Elias exerce a presidência do Poder Legislativo Pombalense. Ele foi eleito pela primeira vez para comandar a Câmara em 2010.
Redação e fotos localhost/sitepombal